TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS AMBIENTAIS PARA AGENTES BIOLÓGICOS

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

SAÚDE DO TRABALHADOR

RISCOS AMBIENTAIS PARA AGENTES BIOLÓGICOS

             Para o trabalhador, os riscos ambientais são aqueles os quais estão expostos, no exercício de suas funções. Reconhecê-las e identificá-las, é uma etapa fundamental no processo de elaboração de métodos de prevenção. Para ter conhecimento e colher os fatores dos potenciais riscos, nas diferentes situações de trabalho é necessário a observação criteriosa e constante das condições de exposição do trabalhador.

             O Ministério da Saúde, através da ANVISA, previsto na Constituição Federal de 1988, exigem na forma da lei que os órgãos de classes instituam Normas Regulamentadoras (NRs) sobre Segurança no Trabalho, assim com outras normas: de rotina, manuseio, prevenção, precaução e riscos no ambiente de trabalho. Para Riscos Biológicos temos a NR-7, NR-9, NR-32, todas criadas com ênfase em Riscos Ambientais para Agentes Biológicos, porém a NR-32 de 2005 é a mais recente, reforçando as anteriores, trás mais especificidade na Segurança no Trabalho em Serviços de Saúde e os Riscos Biológicos, define-se: “Considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a Agentes Biológicos. Considera-se Agente Biológico os microrganismos, geneticamente modificados ou não, as culturas de células, as toxinas e os príons (estruturas protéicas alteradas relacionadas as diversas formas de encefalite, doenças infecciosas do encéfalo).

             De um modo geral esses agentes são capazes de provocar dano à saúde humana, a formação de neoplasias,  má formação congênita e até abortamento. São subdivididos assim:

             - Microrganismo: (só podem ser vistos através de um microscópio) trazem dano à saúde, são eles bactérias, fungos e alguns parasitas com protozoários e vírus .

             - Microrganismo geneticamente modificados: os mesmos citados acima, porém tiveram seu material genético alterado por meio de técnicas de biologia molecular.

            - Parasitas: organismos que sobrevivem e se desenvolvem em um hospedeiro, unicelulares ou multicelulares. As parasitoses causadas por protozoários , helmintos (vermes, e artrópodes- piolhos e pulgas).

             - Toxinas: substâncias secretadas ou liberadas por algum microrganismo e que causam danos à saúde humana, podendo até provocar a morte, como por exemplos o tétano e a salmonela.    

             - Príons: estruturas protéicas ateradas relacionadas como agaente etiológico de diversas formas de encefalites humanas e animais.

            A Classificação dos Agentes Biológicos que distribui os agentes de risco de 1 a 4 , considera-se o risco que representam para a saúde do trabalhador, sua capacidade de propagação para a coletividade e a existência ou não de profilaxia e tratamento. Em função desses  e outros fatores específicos, as classificações existentes nos vários países apresentam algumas variações embora coincidam a grande maioria dos agentes.

           Em 2002, foi criada no Brasil a Comissão de Biossegurança em Saúde, a CBS,  (Portaria 343/2002 do Ministério da Saúde). Entre as atribuições da Comissão, inclui-se a competência de elaborar, adaptar e revisar periodicamente a classificação de risco para o trabalhador que deve considerar as características e pecularidades de cada região do país.

          A tabela de classificação, baseia-se principalmente no risco de infecção para o trabalhador e ainda os possíveis efeitos alergênicos, tóxicos ou carcinogênicos dos Agentes Biológicos. (Baseada na NR-32).

CLASSE DE RISCO

RISCO INDIVIDUAL

RISCO DE PROPAGAÇÃO

PROFILAXIA EFICAZ

            1

BAIXO

BAIXO

- - -

            2

MODERADO

BAIXO

EXISTEM

            3

ELEVADO

MODERADO

NEM SEMPRE EXISTEM

            4

ELEVADO

ELEVADO

ATUALMENTE ÑÃO EXISTE

            Dentre todas os riscos para à Saúde do trabalhador e situações  de emergências foi criado o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), que tem como objetivo o controle de riscos e tentar eliminar ou diminuir ao máximo a exposição dos trabalhadores do serviço de Saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde, aos agentes biológicos, que além do previsto nas Normas Regulamentadoras fica estabelecido a “Identificação dos Riscos biológicos mais prováveis”, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores, considerando a identificação dos riscos biológicos, segundo a metodologia qualitativa, considerando o perfil da região, as informações relativas podem ser obtidos:

          - Nas CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) .

          - Registro de Atendimento (nos serviços de saúde e prontuários).

          - Na Vigilância Sanitária (municipal, estadual e no Distrito Federal).

          - No Serviço de Medicina do Trabalho ou Serviços Especializados em

            Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs).

          - No Ministério da Previdência Social.

            As características do serviço de saúde relacionadas aos agentes biológicos presentes em uma pediatria, podem ser bem diferentes daquelas que ocorrem em um serviço de atendimento de adulto. E o  processo saúde doença podem variar conforme o perfil sócio-econômico da população atendida.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com