TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Amil e o Sistema de Assistência Médica no Brasil

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Resenha Crítica de Caso

Haline do Nascimento Pereira

Trabalho da disciplina Bases conceituais da Estratégia de Saúde da Família

                                             Tutor: Prof. Mirna Miguel Passos Godoy

Rio de Janeiro

2019

UNIVERSITY HEALTH SERVICES: CLÍNICA DE PRONTO ATENDIMENTO

Referência: Maiser, D.H.E; Douyle, Shauna; Pigneri, Roco. University Health Services: Clínica de Pronto Atendimento. Harvard Business School, 16 de Junho de 2006.

 

O presente estudo aborda a trajetória profissional de Kathryn Angell, a qual chefiava uma Clínica de Pronto Atendimento em Harvard.  

A University Health Services funcionava como um plano de saúde e oferecia cuidados médicos para estudantes, funcionários, professores da Universidade de Harvard e seus dependentes.  Os serviços prestados incluíam tratamento cirúrgico, exames laboratoriais, raio x e atendimento em consultório médico.

Kathryn Angell era responsável pela melhoria do atendimento médico e do sistema de triagem do pronto atendimento. O sistema de triagem recebia o paciente e o encaminhava para uma enfermeira padrão ou para o médico.

Conforme descrito no texto, a clínica de Pronto Atendimento oferecia assistência ambulatorial mais completa; nesse seguimento pacientes com problemas agudos e cirúrgicos eram atendidos por ordem de chegada e emergências atendidas de imediato.

A clínica de pronto atendimento enfrentou algumas adversidades, referentes a queixas de tempo de espera por atendimento, visto que o paciente chegava , preenchia um formulário numerado, aguardava na sala de espera e então era chamado pela próxima enfermeira disponível, que poderia encaminhá lo ao medico caso não pudesse resolver todos as queixas apresentadas pelo usuário. Diante desse cenário, implantou-se o sistema de triagem, no qual haveria uma avaliação preliminar e encaminhamento ao profissional adequado.

Angell iniciou um sistema de triagem, lançando um formulário de visitas para preenchimento do usuário que chagava à Clínica, o qual deveria informar o motivo da procura ao serviço.

Na porta de entrada existia um coordenador de triagem, cuja função estava em avaliar as informações registradas pelo usuário e direcionar se o caso em questão era uma demanda médica, uma demanda para enfermagem clínica, ou ainda um caso de consulta agendada.

Kathyn Angell tinha que analisar os dados do ano e definir que mudanças deveriam ser implementadas e quanto o tempo de espera para atendimento influenciava a opinião das pessoas a respeito da qualidade dos serviços prestados/oferecidos.

Diante do exposto, o presente estudo nos traz a reflexão sobre ferramentas inseridas na rotina dos serviços de saúde, as quais buscam melhorias no processo de trabalho e também sobre a necessidade de avaliações dessas ferramentas, quais pontos positivos e quais pontos negativos, bem como, adequações e customizações que nos permitam ser realizadas.

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com