TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO INTEGRADOR NA SAÚDE DA MULHER

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 7

SEMINÁRIO INTEGRADOR NA SAÚDE DA MULHER

PROVA OFICIAL I

  1. (100 Ponto) O câncer cervical uterino está entre as moléstias que mais acometem mulheres no mundo. O carcinoma cervical uterino está entre os tipos de cânceres que mais acometem mulheres em idade sexualmente ativa. Essa neoplasia tem causa multifatorial e, se não diagnosticada e tratada precocemente, poderá evoluir para o carcinoma invasivo. A mortalidade registrada no ano de 2009, decorrente desse câncer, foi de 5.063 óbitos; porém, quando o diagnóstico e o tratamento é realizado precocemente, pode-se atingir um alto percentual de cura. Marque a resposta correta:

A- Entre os fatores que estão envolvidos no processo neoplásico, o HPV (Papiloma Vírus Humano, é apontado como menor agente causador de lesão no colo uterino, como ser como fator de risco o tabagismo e o uso de contraceptivo oral.

B- Existem 2 tipos de vacinas para prevenir o câncer do colo do útero, a vacina bivalente e quadrivalente, contra os tipos de vírus 6,11,16 e 18.

C- O exame Papanicolaou tem eficácia na detecção precoce das lesões, por isso é orientado pelo Ministério da Saúde que as mulheres realize o exame a cada 6 meses, para iniciar o tratamento rapidamente.

D- Recomenda-se eu toda mulher sexualmente ativa deve realizar o exame Papanicoalou anualmente.

2- ( 100 Ponto) O câncer de colo uterino é mais incidente entre mulheres de 26 a 45 anos e o HPV é responsável por 70% desses casos. Considerando-se ainda o impacto social causado pela ocorrência dessa doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama. Em 2010, foi responsável pela morte de 4.800 mulheres e por 18.430 novos casos. Marque a resposta correta cerca dos sinais e sintomas:

A-Dor antes e após a relação sexual, ardência para urinar, dor baixo ventre e dor abdominal.

B-Sangramento vaginal após a relação sexual, leucorréia, dor abdominal, queixas urinárias e constipais.

C-Sangramento vaginal moderado, febre, dor na relação sexual e dor abdominal.

D- Pode ser assintomática por quase 40 anos, e quando surgir os sintomas pode estar no estágio avançado.

3-(300 Pontos) São vários fatores relacionado para que a mulher não procure a unidade básica para realizar este exame Papanicoloau. Entre os sentimentos estão presentes o medo, a vergonha ou receio relacionados a realizar o exame, a ansiedade, por desconhecerem o exame, e a timidez em se expor a um exame íntimo. Ainda temos as crenças e tabus acerca do procedimento. Esses sentimentos podem ainda ser atribuídos a fatores como idade e o curto tempo de atuação do profissional, pois esses dois fatores podem originar desconfianças sobre as habilidades técnicas deste profissional, o que, consequentemente, pode resultar na abstenção dessas usuárias nas UBS. Essa realidade é constantemente evidenciada nas pequenas cidades do interior, onde grandes parcelas das usuárias do SUS preferem profissionais do mesmo sexo ou que tenha uma faixa etária próxima ou superior à sua. De que forma os profissionais da unidade básica de saúde pode promover a busca ativa dessas pacientes a não adesão ao exame? Cite 5 estratégias com justificativa que a equipe pode adotar para que a paciente compareça na unidade para realizar o exame.

1. Suprime a responsabilidade do profissional de saúde em realizar uma abordagem educativa nas consultas individuais ou em atividades coletivas com as mulheres, perpassando as competências profissionais para realização das práticas assistenciais.

2. A oferta do serviço, pois inclui a necessidade de uma perpasse a problematização dos conceitos de saúde-doença das mulheres e dos profissionais, de vulnerabilidade ou susceptibilidade, da identificação de fatores de risco no estilo de vida, do cultivo de hábitos e atitudes promotores de qualidade de vida, do desenvolvimento de consciência para o autocuidado. Tais elementos necessitam ser repensados e incorporados em todas as práticas voltadas para a saúde da mulher e não apenas no dia destinado ao exame.

3. Para que tenha uma resolutividade satisfatória, é necessário um preparo técnico tanto do pessoal envolvido diretamente na prestação de serviço quanto do pessoal encarregado das funções de supervisão, organização e coordenação programática.

4. Fortalecer o vínculo entre o profissional e as pacientes é o melhor caminho a seguir, o profissional deve enfatizar a importância do exame e do tratamento precoce caso seja necessário.

5. Uma ferramenta de prevenção de situações de agravos melhores trabalhadas pelos profissionais de saúde, no sentido de preparar psicologicamente a mulher, durante o acolhimento, devendo ser discutidas de acordo com cada cultura, respeitando a sexualidade feminina e evitando, assim, bloqueio na esfera da subjetividade.

4-(100 Ponto) O vaginismo é condição clínica rara em que a penetração vaginal, seja pelo ato sexual, espéculo ginecológico ou outro objeto, é impedida. Associa-se a multiplicidade de fatores que incluem condições sociais, psicológicas, psiquiátricas, ginecológicas, psicanalíticas e sexológicas. Sua etiologia está ligada, principalmente, a traumas sexuais e educação sexual rígida, embora nem sempre essas associações possam ser feitas. É assunto sobre o qual existe grande desconhecimento, inclusive pelos médicos, o que torna sua abordagem difícil, muitas vezes iatrogênica. Marque a resposta incorreta:

A-O vaginismo é produzido por um processo de aprendizado fóbico associado ao medo de penetração e é mantido pela ansiedade vivenciada pelas mulheres devido à sua proximidade.

B-Muitos profissionais desconhecem essa disfunção sexual, o que faz com que as pacientes sejam submetidas por várias especialidade de profissionais, muitas vezes com tratamentos inadequados e iatrogênicos.

C-Vários estudos indicam que mulheres com vaginismo tendem a ter uma percepção negativa da sexualidade, principalmente em relação às relações sexuais antes do casamento.

D-São vários fatores que podem estar relacionado como: trauma sexual apenas na adolescência, histórico de educação sexual rígida, seja moral, religiosa ou ambas, é o mais comum. É comum também passado de “lua de mel” traumática: primeira relação sexual insatisfatória, dolorosa e/ou forçada.

5- (200 Pontos) Marque a resposta correta e justifique sua resposta:

A-A senhora Clotilde, iniciou a atividade sexual aos 25 anos, fez o exame Papanicoloau nos anos de 2014 e 2015, com os resultados negativos nos 2 anos. Com isso deverá repetir o exame no ano de 2018 e 2021 caso continuar acusando negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com