TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA PARA ENFERMAGEM

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS EM SAÚDE

 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

As Ciências Sociais e a Enfermagem

        

Professor: Sergio Luiz de Souza Vieira 

Adalberto Vieira de Souza – 914201981

Geilton Neres Pereira – 914201947

Normando Gomes da silva – 914205995

Rodrigo Modesto Pena – 914201509

2015


ENFERMAGEM E A SOCIOLOGIA

Tudo começa com o estudo de um certo filósofo grego chamado Aristóteles que concluir que o homem um ser animal racional que não consegue viver sem o meio social ou que seja necessita de uma companhia, desde o início da vida até hora de sua morte.

O termo sociologia foi criado em 1838 (século XIX) por Auguste Comte um filósofo francês que foi considerado como o pai do positivismos, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.

Com esse pensamento pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem como a história, psicologia e a economia. Mais foi com karl Max, Emile Durkheim e Max weber que a sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.

A sociologia e das ciências humanas que tem como objetivos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos inscrições e associações.

A enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especializada em cuidados ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidades de modo em integral e holístico, desenvolvimento de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação de saúde.

A enfermagem o a sociologia precisam caminha juntos mesmo com a diversidade, utilizado várias medidas visando melhorar o cuidado e o convívio com seus semelhantes. A sociologia na enfermagem tem com finalidades contribuir para o aprendizado crítico das diversas categorias de classe, gênero, raça/etnias, entre os diferentes campos da saúde e ciências.

Em uma visão mais aberta o processo saúde e doença diferente do modelo tecnicista biomédico atualmente, vendo que o seu trabalho não se limita apenas ao da cura, mais entender do ser humano como um todo.

O compromisso da enfermagem e ter profissionais com senso crítico e consciência de seu papel de sujeito e agente de transformação no sentido da melhoria da condições de trabalho, saúde e vida na sociedade a que pertencem.

O enfermeiro precisa ter visão humanista, ética política da realidade de saúde nacional, regional e local, características que associadas ao conhecimento técnico científico, são essenciais para quem deseja atuar nesta área.

Com todos esses conhecimentos o profissional deverá ser competente e hábil ter espírito de liderança, para assistir o indivíduo, a família e a comunidade em deferentes cenários da prática profissional em diversos níveis de atenção à saúde, desenvolvimento para o bem estar daquele que necessitam. A enfermagem deve e tem que está preparada para todos os tipos de situações, casualidades, embaraço sempre presente para facilitar e melhorar o atendimento dando o seu melhor, dando continuidade para o bem do indivíduo e sociedade.

O enfermeiro como profissional atuante tem que ter visão de liderança e supervisão para lidar tanto com subordinado como com seus superiores, tem poder de decisão para corrigir e orienta, fazer divisões de tarefas, sempre usando o bom senso e coerência agindo sempre com inteligência com justiça e liderança com seus subordinados.

O enfermeiro como atuante tem que estar a tento a novas ideias estar aberto a críticas e Autocritica desde que sejam construtivas, sempre com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento em pro do paciente.

O enfermeiro como atuante tem que estar sempre alerta com seus comandados, conhecer cada um na sua individualidade ter conhecimento das suas capacidade estar disposição para ouvir questionar com tratamento de igualdade para todos sem privilégio o ou vaidade pessoal ,manter sempre uma boa relação no convívio com sua equipe, sempre com postura e ética e muito profissionalismo, saber dividir o ser profissional com seu pessoal, manter uma boa relação com seus superiores respeitando os limites permitidos pela empresa, sabendo com clareza as suas funções direito e deveres a ser desempenhado na sua profissão. Estar sempre em busca do conhecimento e atualizado e inovações da área, pois vivemos em mundo em plena transformação no qual presente e futuro nunca estiveram tão próximos.

E era da informação da tecnologia e do conhecimento, nesta fase o profissional da área da saúde para atingir o sucesso precisa fazer algumas reciclagem diária sobre os seus conhecimentos e sobre as suas funções dentro da empresa, incluindo também reciclagem interior. Em tempos como com muitas transformação e modernidade em todas as área estão muito exigentes com qualidade de todos profissionais, na enfermagem não pode ser diferente, sempre em busca do melhor e mais competente vai estabelecer concorrência.

Contudo a enfermagem que é uma ciência que procura encontrar a cura no processo saúde/doença, no tratamento de pacientes em qualquer lugar e cultura. Procurando sempre se adaptar aos cuidados independentemente de cor, raça, religião ou crença, tendo que lidar no dia a dia com diversas culturas e fundamentos sociais do antigo ao novo.

Temos percebido, em nossas atividades de cuidado e de pesquisa, que as pessoas ao serem solicitadas a responder um questionário de atendimento em uma triagem ou mesmo em uma conversa informal sobre a saúde no caso a doença, relatam outros acontecimentos de sua vida tentando assimilar ao que ocorre com sua doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com