TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA

Artigo: SOCIOLOGIA E FILOSOFIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2012  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  1.696 Visualizações

Página 1 de 2

Acredito que ao iniciarem esta disciplina devem estar se perguntando o porquê do estudo das Ciências Sociais em um curso que não é o de sociologia, antropologia e política, mais especificamente. Muitos alunos da rede pública estadual também se perguntam o porquê da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para além de qualquer razão que possa ser dada pelos órgãos públicos de ensino, acredito que o ensino das ciências sociais, como um todo, é de extrema relevância em qualquer área de conhecimento, das ciências exatas até as biológicas.

Entretanto, penso que o que mais importa no estudo das ciências sociais, não são exatamente os assuntos a serem abordados, mas a maneira que esses assuntos são analisados. É claro que não devemos separar conteúdo da forma, mas desenvolver um olhar crítico, que proponha um estranhamento e desnaturalização da realidade, é a ferramenta das ciências sociais mais relevante a ser compreendida.

As ciências sociais desde o seu surgimento têm como objetivo principal o estudo das sociedades, sejam as nossas, ou aquelas que nos parecem tão distantes, tanto na distância espacial como cultural. Por vivermos então, em uma sociedade específica, com um sistema de produção dominante que influencia todas as esferas de nossa vida, e em um contexto histórico específico, que determina em grande medida as nossas relações, é de extrema relevância um estudo crítico sobre a nossa sociedade. É muito provável que seja essa uma das contribuições mais importante das ciências sociais para qualquer área de conhecimento.

De acordo com Karl Mannheim, a sociologia é entendida, como técnica social, ou seja, como um conjunto de métodos que visam influenciar o comportamento humano. Assim, não se pretende formar sociólogos, mas sim contribuir, através de uma visão sociológica da realidade, e mais especificamente da realidade brasileira, para a formação de cidadãos dotados da capacidade de perceber a realidade social de forma crítica, e que não esteja restrita ao senso comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com