TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude do Adulto e do Idoso

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

KAREN SILVA DE ALMEIDA

8030105

ELABORAR UMA TABELA SOBRE VACINAS GRATUITAS

[pic 2]

[pic 3]

BOA VISTA/RR

VACINA CONTRA GRIPE (INFLUENZA)

Descrição da doença

Infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus, com elevado potencial de transmissão.

Indicação e contraindicação

    É indicada para a prevenção da gripe, especialmente para aqueles que apresentam risco aumentado de complicações pela gripe.

É contraindicada a pessoas que tiveram reação anafilática a proteínas do ovo ou a outros componentes da vacina, a vacina deve ser adiada em pacientes com febre ou infecção aguda e também a menores de 6 meses de idade. É contraindicada também para mulheres grávidas

Apresentação da vacina

A vacina é inativada, ela estimula o organismo a se proteger do vírus da influenza causador da gripe. A proteção da vacina é obtida geralmente após 2 a 3 semanas da vacinação, a duração pós-vacina é de 6 a 12 meses.

Composição

Antibióticos, tais como a neomicina e a polimixina, e o timerosal como conservante. As vacinas contra influenza têm sido fornecidas em seringas já preparadas com 0,25ml e 0,5ml, bem como em frascos multidoses.

Esquema

A vacinação deve ser anual, para crianças maiores de 9 anos, adolescentes e idosos.

Dose e volume

Criança de 6 a 35 meses deve ser administrada 0,25 ml

Criança de 6 a 8 anos deve ser administrada 0,5 ml

Crianças de 9 a adultos deve ser administrado 0,5 ml

Via de administração

Aplicar na via intramuscular na parte superior do braço – músculo.

Cuidados no preparo

  A vacina não requer qualquer cuidado prévio.

Administração

Agite imediatamente antes de usar, o conteúdo deve ser utilizado imediatamente, após a utilização não reencapar a agulha, descarte-a em local adequando.  Evite exposição a luz.

Pós-administração

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode-se usar medicação para dor, sob recomendação médica. Qualquer sintoma grave ou inesperado após a vacinação deve ser notificado para a equipe que o realizou.

Conservação

Deve ser conservada entre +2ºC e +8ºC. Não pode ser congelada.

Observações Gerais

É uma vacina obrigatória. Segundo o Ministério de saúde, grupo prioritário são pessoas a partir de 60 ano, menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, professores de rede publica e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas ( até 45 dias após do parto), pessoas privadas de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

                        Vacina contra febre amarela

Descrição da doença

Doença infecciosa aguda, de curta duração, causada por um arbovírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus.

Indicações e contra-indicações

Indicada: Crianças a partir de 9 meses, adolescentes e adultos  que vivem em regiões onde há risco da doença, em viagens nacionais/internacionais caso seja região propensa a doença.

Contraindicada: menores de 6 meses de idade, reações anafiláticas a ovos de galinha e derivados, gestantes exceto em situações epidemiológicas, imunodeficiência congênita ou secundária por doença, histórico com doenças do timo, miastenia gravis, timona ou timectomia. A vacinação de pessoas acima de 60 anos deve ser evitada, a não ser que seja região de risco.

Apresentação da vacina

Constituída de vírus vivos atenuados

Composição

Contém 1000LD50 do vírus vivo atenuado da febre amarela da Cepa 17 DD ou o equivalente em PFU (Unidade Formadora de Placa), sacarose, Glutamato de sódio, sorbitol, gelatina bovina hidrolisada, eritromicina e canamicina.

Esquema

Áreas brasileiras com recomendação de vacina; rotina, dose única a partir de 9 meses e até os 59 anos.  Em regiões de risco, idosos, gestantes, e outros grupos de precaução devem ser vacinados, não havendo contraindicação.

Dose e volume

Dose única  0,5 ml . Com reforço a cada dez anos.

Via de administração

 Subcutânea (sob a pele). Uma dose, com reforço a cada dez anos.

Cuidados no preparo

Não são necessários cuidados especiais antes da vacina.

Administração

Região posterior do braço musculo deltoide

Pós-administração

Em caso de febre deve-se adiar a vacina até a melhora. Qualquer sintoma grave e inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que realizou.

Conservação

Deve ser conservado em +2° C e +8° C após a diluição a vacina deve ser utilizada em no máximo 4 horas.

Observações gerais

-

VACINA CONTRA DIFTERIA E TÉTANO (DT)

Descrição da doença

A difteria é causada por um bacilo, que produz uma substancia tóxica, que atinge amídalas, faringe, nariz e a pele, provocando placas branco-acinzentadas. O Tétano é uma infecção causada por uma toxina produzida por um bacilo tetânico que entra no organismo por meio de lesões ou pelo coto do cordão umbilical e atinge o sistema nervoso central – SNC.

Indicações e contraindicações

Indicações: A partir dos 7 anos de idade, com reforços a cada dez anos recomendadas para difteria e tétano .

Contraindicações: não deve ser aplicada em pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum dos componentes da vacina ou dose anterior.

Apresentação da vacina

Proteção contra tétano e difteria, é fabricada com produtos de bactérias, a vacina é inativada.

Composição

Contém toxoides diftérico e tetânico, derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças; tem o sal de alumínio como coadjuvante, cloreto de sódio, e água para a injeção.

Esquema

Uma dose a cada dez anos a partir dos 14 anos de idade. Para crianças com mais de 7 anos de idade adolescentes e adultos que não tomaram antes, ou seja , ou sem registro das duas ultimas doses de vacina contendo o toxoide tetânico, recomenda-se 3 doses da dt.

Dose e volume

Devem ser administradas 0.5 ml

Via de administração

Intramuscular

Cuidados no preparo

Não há necessidade de cuidados prévios com o modo de preparo.

Administração

Musculo deltoide

Pós-administração

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos podem ser usadas medicações sob prescrição médica, qualquer sintoma grave e inesperado logo após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

Conservação

Deve ser conservada na temperatura +2° a 8° C, não deve ser congelada, depois de aberta a validade é ate o final do frasco.

Observações gerais

-

VACINA CONTRA SARAMPO E RUBÉOLA e CAXUMBA – TRÍPLICE VIRAL

Descrição da doença

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, grave, transmitida pela tosse, fala, e espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida com a vacina. A rubéola é uma doença aguda, contagiosa, é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus ,  da família Togaviridae. Caxumba infecção viral que afeta as glândulas salivares. 

Indicações e contraindicações

É indicada para vacinação a partir de 12 anos de idade.

Contraindicada: Para quem apresenta registro de anafilaxia após recebimento de dose anterior. Pessoas com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave.  E também não deve ser aplicada em gestantes.

Apresentação da vacina

A vacina é apresentada de forma liofilizada, em frasco monodose ou multidose, acompanhado do diluente.

Composição

É composta por vírus vivos, das cepas Wistar RA 27/3 do vírus da rubéola, Schwartz do sarampo RIT 4385, derivada da Jeyl Lynn, da caxumba. Tem como excipientes a albumina humana, lactose, sorbitol, manitol, sulfato de neomicina e aminoácidos.

Esquema

O individuo deve tomar as duas doses na vida pra se proteger de tais doenças , com intervalo mínimo de um mês , aplicadas a partir dos 12 meses de idade. Crianças mais velhas, adolescentes ou adultos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas: duas doses com intervalo de um a dois meses.

Dose e volume

O volume a ser administrado é de 0,5 ml.

Via de administração

É administrada por via subcutânea

Pós administração

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos podem ser usadas medicações sob prescrição médica, qualquer sintoma grave e inesperado logo após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.

Conservação

É ideal +5 ° C , deve ser conservada em +2 e +8 C, não pode ser congelada.

Observações gerais

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com