TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATps Saúde Do Idoso

Artigo: ATps Saúde Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi baseado em dados do IBGE relacionados à terceira idade criado gráfico da região da cidade Taboão da Serra grande São Paulo para estudo do grupo avaliando os dados coletados anteriormente com a proposta de criar uma atividade que possa ser exercida pelos idosos que não seja burocrático, não necessite de verbas públicas, que seja de fácil entendimento para o publico alvo, que não ocorra riscos e agravos a saúde dos mesmos e que também possa ser realizados pelo maior publico alvo possível e comunidade.

Quando chega a terceira idade, parece que tudo fica mais difícil de fazer. Todos os tipos de atividade físicos e recreativos para idosos passam a ser um desafio. Os idosos tendem a se isolar por não se sentirem aptos ao andamento das coisas, que parecem estarem indo a todo vapor.Por isso é importante fazermos com esse grupo de pessoas mais experiente,por assim dizer, sinta-se melhor e adaptados ao dia-a-dia.

Pensando nisso o grupo desenvolveu um pré-projeto voltado para o publico da terceira idade da região de Taboão da Serra. No qual consiste em organizar aulas de Tai Chi Chuan (arte milenar chinesa usualmente usada como meditação) e eventos com dança, condicionamento físico e palestras em conjunto com voluntários, alunos de graduação de Educação Física e Enfermagem da faculdade Anhanguera de Taboão da Serra.

O conteúdo acima citado, está desenvolvido de forma clara e objetiva nas páginas subseqüentes.

“Até onde você vai à vida depende de ser terno com os jovens, compadecidos com os idosos, simpático com os esforçados e tolerante com os fracos e fortes. Porque em algum momento da vida você vai descobrir que já foi tudo isso.”

George Washington

2. OBJETIVO

Estimular os programas de assistência vem se tornando cada vez mais freqüentes nas formulações das políticas sociais. Dessa maneira, a relevância desta atividade consiste em o grupo interar-se das possibilidades cabíveis frente ao panorama e desenvolver um projeto que tenha por objetivo a busca da socialização dos idosos da sua cidade por meio de atividades físicas e de lazer.

3. MÉTODO

Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento de atividades para população idosa da cidade de Taboão da Serra, onde a comunidade e população citada irão interagir de maneira direta e indireta, para a socialização da população idosa com a comunidade. Opinião exposta pelo grupo e trabalhada de maneira interativa por todos participantes.

4. DESENVOLVIMENTO

PROJETO

Para validação de um projeto segundo CAMPOS et al, em Planejamento de Projetos Sociais: dicas, técnicas e metodologias. É necessário que se identifique o problema, feita a análise monte-se o projeto de forma viável, não esquecendo o foco da questão e usar as plataformas de execução que seriam a fase de elaboração, estruturação, realização e encerramento.

Nosso projeto tem em vista a socialização e bem estar da terceira idade na região de Taboão da Serra.

A equipe levantou de acordo com os dados levantados anteriormente no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o índice de mulheres idosas se equiparados aos homens na mesma faixa etária é muito maior na região de Taboão da Serra (Grande São Paulo).Verificou-se também que a maior parte dos idosos migrou do norte/nordeste em busca de vida melhor,tratamentos de saúde e que residem com familiares de diversas faixas etárias.

Ainda de acordo com o IBGE a renda familiar se apóia nos rendimentos dos idosos, sendo usado para necessidades básicas. Analisando vida pregressa, as condições atuais desses indivíduos, é perceptível que muitas vezes não sobra rendimentos para lazer; falta inteiração e conhecimento sobre a necessidade e benevolência de exercícios físicos para algumas patologias que são típicas da faixa etária.

De acordo com protocolos definidos pelo Ministério da Saúde (MS) existem programas específicos para o acompanhamento de patologias associadas a idade, programas para terceira idade como é chamado o grupo dessa faixa etária,entre os quais estão o controle de glicemia,controle da pressão artéria,grupos de caminhada, jardinagem e etc.Porém, ainda existe o grande problema de conscientização das limitações corporais que esses indivíduos apresentam, a necessidade de entendimento sobre a autonomia dos mesmos sempre que possível; o cuidado para que as pessoas de terceira idade não apresentem quadros de depressão por se sentirem abandonados ou esquecidos.:Por vezes, na correria do dia a dia ou mesmo pelas diferenças de idade (existem muitos idosos que ficam na companhia de seus netos) é esquecido o olhar holístico, o olhar para o idoso e suas necessidades como um todo .

E o que fazer e como fazer para inserir esse indivíduo na sociedade de forma que o mesmo se volte para si sem se sentir como um velho objeto?

Discutindo o assunto percebemos que mesmo com todas as atividades já existentes o problema ainda persiste e concordamos que são necessários mais projetos contando com o apoio da comunidade. De comum acordo a equipe sugere a abertura de um espaço onde possa ser feita a inteiração das gerações através de palestras, exercícios físicos e outras atividades.

Sabemos que a maior dificuldade, maior que o espaço físico é o consenso de unir jovens e idosos em atividades que despertem interesses em comum, que não atrapalhem a rotina dos mesmos.Para tal proeza pensamos em um projeto de intersetorialidade, onde alunos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com