TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Do Enfermeiro Na Saúde Do Idoso

Monografias: Atuação Do Enfermeiro Na Saúde Do Idoso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  1.887 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Com o aumento da população idosa no Brasil, precisamos de cada vez mais profissionais capacitados para cuidar dessas pessoas, que necessitam de um tratamento especifico e especial.

Neste trabalho, irei falar sobre a atuação do enfermeiro na saúde do idoso, pois o trabalho do enfermeiro não é apenas cuidar da saúde física do paciente, e sim cuidar da saúde psicológica, social, mental, etc. Sempre apoiando e ajudando seu paciente a ter uma qualidade de vida.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

2. VIVENDO A TERCEIRA IDADE: SER IDOSO....................................................5

3. CONSULTA DE ENFERMAGEM: ATENÇÃO A SAÚDE....................................6

4. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO....6

5. ESTATUTO DO IDOSO.......................................................................................8

5.1 SAÚDE................................................................................................................8

6. CONCLUSÃO......................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

“Art. 2o - O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde, em condições de liberdade e dignidade.”

1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento acarreta mudanças no organismo do indivíduo e, geralmente, traz consigo algumas doenças. O cuidado de idosos por parte da enfermagem foi durante muitos anos uma prática quase que esquecida. As enfermeiras geriátricas por muito tempo foram consideradas de capacidade inferior às demais enfermeiras de outros ramos da profissão, no entanto a enfermagem sempre esteve entre as poucas profissões envolvidas com os idosos.

O processo do envelhecimento é evidente e observado com facilidade apesar de sabermos pouco sobre este fenômeno que acontece com todos os seres vivos. Envelhecer é um processo dinâmico, progressivo e inevitável, pois há mudanças morfológicas, bioquímicas, funcionais e psicológicas ocasionando maior predisposição a processos patológicos que acabam levando a morte.

Em nosso país, a população em sua maioria e constituída por jovens, os estudos voltados aos idosos são recentes, a demanda por profissionais capacitados em trabalhos com os idosos é grande, já que nesta faixa etária os problemas de saúde são extremamente complexos exigindo a participação conjunta de diferentes áreas profissionais, determinado a importância e a significância social das profissões voltadas para essa área profissional.

A atenção à saúde do idoso, oferecida pelas enfermeiras, visa auxiliar o paciente e seus familiares a identificar e resolver se possível, os desajustes interacionais.

A família é um ponto de referência em todas as situações. É apontada pelos estudiosos do envelhecimento como o ponto chave para corresponder às questões como o bem-estar e a segurança, ela é o espaço aonde se encontra a intimidade e o segredo e dificilmente compartilhado ou exposto ao olhar externo.

A atuação da enfermeira junto ao idoso deve estar centrada na educação para a saúde, no “cuidar” tendo como base o conhecimento do processo de senescência e senilidade e no retorno da capacidade funcional para a realização das suas atividades, com objetivo de atender às suas necessidades básicas e alcançar sua independência e felicidade.

2. VIVENDO A TERCEIRA IDADE: SER IDOSO

Atualmente, no Brasil, os idosos representam cerca de 10% da população geral. O censo demográfico brasileiro de 2000 evidenciou que 15,5 milhões de pessoas têm 60 anos ou mais, projetando um crescimento para 18 milhões até 2010 e 25 milhões até 2025.

O aumento da população idosa, o que vem ocorrendo de forma rápida e progressiva, exige que os profissionais da saúde, em especial os enfermeiros, estejam capacitados para atender as especificidades desta etapa da vida, melhorando a assistência prestada.

As enfermeiras contam com importante ferramenta no desenvolvimento da saúde do idoso, uma vez que foram consideradas referência, dentro da equipe de saúde, no atendimento a este público. O vínculo enfermeira - idoso retratou a relevância da consulta de enfermagem, pois representa a possibilidade de alcançar o atendimento integral, inserindo família e comunidade na atenção à saúde.

A atenção à saúde do idoso, oferecida pelas enfermeiras, visa auxiliar o cliente e seus familiares a identificar e resolver se possível, os desajustes interacionais, além do enfrentamento de problemas e tomada de decisões. O foco do cuidado, portanto, deve estar em ajudar e em capacitar o cliente e a família, de forma que ela possa atender às necessidades de seus membros, especialmente em relação ao processo saúde-doença, mobilizando recursos, promovendo apoio mútuo e crescimento conjunto.

3. CONSULTA DE ENFERMAGEM: ATENÇÃO A SAÚDE

A Política Nacional de Saúde do Idoso, instituída em 1999, tem como propósito basilar a promoção do envelhecimento saudável; a manutenção e a melhoria, ao máximo, da capacidade funcional dos idosos; a prevenção de doenças, a recuperação da saúde e a reabilitação. Busca-se garantir a permanência do idoso no meio em que vive, exercendo de forma independente, suas funções na sociedade.

A consulta de enfermagem ao idoso tem uns aspectos que você busca lá do passado, relatando até o dia de hoje, necessita-se de mais tempo, devido à própria necessidade de dialogar do idoso, você tem que ver o idoso de outra forma, pois, ele já te vê como um ponto de apoio, geralmente o enfermeiro é o que mais sabe sobre a história do paciente.

Os principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com