TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de qualificaçao de pacientes

Por:   •  27/10/2016  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACAR – FACULDADE DE ARACAJU

PRATICA GERENCIAL EM SAUDE HOSPITALAR

Prof.ª.: Enfª.: MILENA CAROLINE LEITE

CATIA REGINA SANTOS DE SOUZA

Este trabalho trata-se de um resumo referente ao sistema de classificação de pacientes pediátricos como parte da avaliação da disciplina da Prof.ª. Enfª. Milena Leite.

ARACAJU- SE

Setembro 2016

Sistema de Classificação de Pacientes Pediátricos: Construção e validação de categorias de cuidados

O sistema de qualificação de pacientes (SCP) permite estimar, quantificar e avaliar a demanda da assistência de enfermagem para um determinado grupo de paciente, bem como, dimensionar o numero de funcionários para a realização dos cuidados de enfermagem.

Um dos artigos em questão aborda a dificuldade de dimensionamento de pessoal de enfermagem para pacientes pediátricos devido o perfil e as necessidades desses pacientes. Realizou-se então um estudo utilizando a técnica Delphi, com a distribuição de questionários entre os juízes participantes. Os pacientes pediátricos foram classificados   em cinco categorias dentro das faixas estarias Rn, lactentes, pré-escolar, escolar, adolescente. Foram classificadas nas seguintes categorias: Cuidados mínimos, cuidados intermediários, cuidados de alta dependência cuidados semi-intensivo e cuidados intensivos.

Diante dos resultados obtidos na primeira etapa da pesquisa ( menos de 70 % de concordância)  houve a necessidade de reformulação já que não houve clareza de entendimento de todas as categorias com relação ao conceito exceto para,  a categoria de cuidados Semi-intensivos (Sujeito a instabilidade de sinais vitais ou de níveis glicêmicos, sem risco iminente de morte, que, independente de ter um acompanhante, necessita de assistência de enfermagem e médica permanente e especializada e Intensivos) e cuidados intensivos (Paciente pediátrico, Rn , lactente, pré-escolar, escolar ou adolescente em estado grave, sujeito a instabilidade das funções vitais, com risco iminente de morte, e que necessita de assistência de enfermagem e médica permanente e especializada).

Ainda nessa etapa foi possível observar através dos gráficos que, o nível de clareza na conceituação e concordância entre os juízes alcançou de 57 a 71% deixando claro a necessidade de reformulação da pesquisa já que, de acordo com a literatura, os pacientes pediátricos são classificados da mesma forma que os pacientes adultos dificultando o dimensionamento de cuidados de enfermagem por não comtemplar as características do desenvolvimento infantil.  

Na segunda etapa foi realizada uma oficina de trabalho que permitiu nova reformulação dos conceitos de cuidados possibilitando maior clareza na conceituação das categorias. Nessa etapa foi alcançado o nível de 85 a 100% de clareza dos conceitos e concordância. Foi possível observar não somente a importância de abordar esse tema, mas também notou-se que, os encontros entre os profissionais e os pesquisadores através da oficina de trabalho foi de extrema importância e repercutiu de forma favorável para o estudo permitindo assim a validação dos conceitos deixando-os mais claros com relação ao entendimento das categorias possibilitando a classificação dos pacientes pediátricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com