TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DESKTOP PARA GERENCIAMENTO INTELIGENTE DE CONSULTÓRIOS MÉDICOS COM APLICAÇÃO EM APLICATIVO MOBILE PARA PACIENTES

Por:   •  20/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES – FICA

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

André Peil Müller

Camila Damacena Martins

Giovani Brollo

Lucas Garcia

Vinicius Vidima

SISTEMA DESKTOP PARA GERENCIAMENTO INTELIGENTE DE CONSULTÓRIOS MÉDICOS COM APLICAÇÃO EM APLICATIVO MOBILE PARA PACIENTES

CURITIBA, 2017

André Peil Müller

Camila Damacena Martins

Giovani Brollo

Lucas Garcia

Vinicius Vidima

SISTEMA DESKTOP PARA GERENCIAMENTO INTELIGENTE DE CONSULTÓRIOS MÉDICOS E APLICATIVO MOBILE PARA PACIENTES

Relatório técnico de produção de software, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

CURITIBA, 2017

RESUMO[a]

O Relatório apresenta a estrutura do projeto a ser desenvolvido, do qual visamos o setor da Saúde, utilizando Engenharia do Software, identificamos junto a profissionais da área da saúde, quais são suas dificuldades, necessidades e suas expectativas para desempenhar um papel rentável e ético para sociedade.

        Visando atender as necessidades do profissional e paciente, o projeto trata se de um software para gerenciamento de consultórios autônomos e um aplicativo mobile para pacientes.

Palavras-chave:


LISTA DE QUADROS


LISTA DE TABELAS


LISTA DE FIGURAS


SUMÁRIO


  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, o médico é o profissional em quem a população mais confia, segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), contudo, ao mesmo tempo em que confia nos médicos, a população reconhece que esses profissionais têm sua atuação prejudicada devido à falta de condições estruturais, onde muitos trabalham de forma precária. (https://portal.cfm.org.br/)[b]

O projeto desenvolvido centraliza as principais dificuldades apresentadas entre médicos autônomos e pacientes, visando alcançar um equilíbrio entre custo e credibilidade, melhorando a qualidade do acompanhamento clínico prestado paciente.

Hoje, a maioria da população brasileira, não tem como custear um atendimento em unidades particulares de saúde, conseqüentemente, aumentando a fila de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Uma estimativa realizada pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), produzido pela UFMG (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais) mostra que a cada três minutos, mais de dois brasileiros (2,47) morrem em um hospital público ou privado, em decorrência de um erro ou de evento adverso, sendo uma delas a espera para ser atendido, principalmente na rede pública.

Como o sistema público de saúde é falho, seja por motivos políticos, sociológicos ou ademais, buscamos [c]uma solução direcionada ao setor privado, com ênfase à médicos autônomos, que, por sua vez, através de um sistema, possam se associar a outros profissionais de especializações diferentes, e disponibilizando a seus pacientes um custo acessível pela competitividade empregada por um aplicativo mobile, que consiste em dar o direito ao paciente agendar consultas, avaliar o atendimento, comparar preço, entre outras funcionalidades[d].

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral representa o principal resultado esperado da realização deste trabalho. E os objetivos específicos complementam o objetivo geral em termos de funcionalidades do sistema.

  1. OBJETIVO GERAL

Desenvolver um software desktop para gerenciar consultório médico, baseando em recursos GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), com interação ao aplicativo mobile para uso do paciente.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Facilitar na gestão financeira.
  • Proteger os dados tramitados no consultório.
  • Facilitar no agendamento de consultas.
  • Aumentar a transparência entre médico e paciente.
  • Facilitar no acesso as informações do paciente.
  • Estruturar o padrão de trabalho do médico.
  • Aumentar a credibilidade do consultório.
  1. JUSTIFICATIVA

Após um brainstorming com três profissionais da saúde, especializados em medicina familiar, observamos que, médicos na condição de autônomos tem interesse de contribuir, de forma rentável, atender a pacientes que não possam custear valores altos por um atendimento, contudo, a falta de uma aplicação que possa garantir uma gestão eficiente para o médico e adequando um atendimento direcionado para cada paciente, onde o mesmo, também recebe, uma aplicação que lhe permita escolher a qual profissional da saúde deseja consultar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (220.3 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com