TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE MARTA ROGERS

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  4.021 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DE MARTA ROGERS

Os modelos teóricos que influenciaram Marta Rogers foram a Teoria de sistemas e a teoria física: Eletrodinâmica.

O Papel da Enfermagem é definida como humanitária ciência e arte. Atividades destinadas a manutenção e promoção da saúde, prevenção das doenças e reabilitação dos doentes deficientes. Isto irá falar sobre a totalidade do homem, meio ambiente e de grupo.

O objetivo do modelo é procurar e promover uma interação harmoniosa entre o homem e o seu ambiente. Assim, os enfermeiros deveriam seguir este modelo de reforçar a sensibilização e da integridade dos seres humanos, e direcionar ou redirecionar o padrão de interação entre o homem e seu ambiente para o máximo de saúde potencial. Considera o homem como um todo unificado que tem a sua própria integridade e que manifesta características que são mais do que a soma das suas partes e várias delas para ser integrado em um meio ambiente unitário e unidirecional, Rogers diz que em respeito à saúde, os valores são definidos pela cultura, e por um estado de “harmonia” ou bem-estar.

É baseada na sua concepção de homem. O seu modelo teórico foi baseado em um conjunto de pressupostos que descrevem os processos vitais do homem, que se caracteriza por:

  1. Ser Unitário;
  2. Ser aberto;
  3. Ser unidirecional;
  4. Seus padrões e organização;
  5. Sentimentos;
  6. Pensar.

Para Rogers, o homem é um todo unificado em constante contato com um ambiente de matéria e energia, que é diferente de outros seres vivos por  sua capacidade de mudar este ambiente e fazer opção que lhes permitam desenvolver seu potencial.

Segundo Rogers, a enfermagem é o estudo de campos humano e Ambiental, sendo dirigido à descrição dos processos de vida da humanidade, à explicação, à previsão da natureza e da direção de seu desenvolvimento. Arte e ciência humanística e humanitária dirigida para a descrição e explicação do ser humano em sua totalidade sinergética, e para o desenvolvimento de generalizações.

            Considera que a identificação dos indivíduos e o reflexo de sua totalidade são padrões de vida que permitem a autorregulagem, o ritmo e o dinamismo, proporcionando unidade à diversidade e refletindo um universo criativo e dinâmico. A qualquer ponto do tempo, o indivíduo é a expressão da totalidade dos eventos presentes naquele determinado momento e é influenciado pelos eventos precedentes.

             A teoria Rogers reforça o pressuposto de que o homem, ao contrário do que vemos ocorrer, seja visto pela enfermagem não como um homem-unitário e em torno desse conceito estabelece suas intervenções, mas que o homem seja visto como um processo de interação mútua do indivíduo com o ambiente e suas variáveis.

REFERÊNCIAS

Sítios da web:

http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/25175/teoria-de-marta-rogers##ixzz3ViLXfmh4 (Acesso em 28/03/2015 às 15h37min);

http://enfermagem-sae.blogspot.com.br/2009/03/martha-rogers-teoria-do-modelo.html (Acesso em 28/03/2015 às 18h05min);

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com