TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab. disciplina patol.

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Colaborativa

Disciplina de Patologia

Tutora ELIANA MARA OLIVEIRA LIPPE

Aluna: Daiane Rodrigues Martins RA: 6814002394

INTRODUÇÃO

Este relatório é uma aplicação da prática para intervenção da equipe multidisciplinar, principalmente da enfermagem, nos cuidados dispensados a um paciente do sexo masculino, com 49 anos, hipertenso e diabético, em pós operatório de fratura exposta da tíbia e fíbula, onde foram realizados procedimentos tornando o quadro clínico do paciente estável. A cirurgia apresentou complicações após 48 horas, fazendo com que o paciente em questão necessite de cuidados especiais em sua recuperação, conforme será descrito a seguir.

OBJETIVOS

        Os objetivos deste relatório são explicitar o quão importante é um trabalho em conjunto da equipe multidisciplinar de um hospital para a total recuperação de um paciente, desde a área médica, a equipe de enfermagem e o serviço de nutrição, pois esta interação dos profissionais de diferentes áreas garante que o paciente seja visto não só no contexto da doença em si, mas como um todo.

PROCEDIMENTOS

        Com base em experiências anteriores de complicações pós operatórias em cirurgias traumatológicas, foram priorizados cuidados específicos designados ao tratamento e melhora deste paciente, visto que além da fratura em si, este também tem problemas crônicos, como hipertensão e diabetes. A equipe multidisciplinar, cada um na sua área de atuação, então prescreve a este paciente os seguintes cuidados:

Área médica: Prescrição de medicamentos de uso contínuo para controle da hipertensão e diabetes. Antibióticoterapia por via endovenosa (mais eficaz). Avaliação periódica pós cirúrgico (fixadores externos) com prescrição de curativo nos locais dos fixadores e aplicação de gelo no local edemaciado. Prescrição de analgésicos e antitérmicos (que também podem ser por via endovenosa, já que este paciente está com acesso) se necessário conforme avaliação da enfermagem. Avaliação da melhora do paciente.

Enfermagem: Prescrição dos cuidados específicos para o conforto e que auxiliem na melhora clínica deste paciente, conforme diagnósticos de enfermagem feitos pelo enfermeiro responsável. Realização do banho do paciente, pois este encontra dificuldade para realizar sua higiene pessoal sozinho. Administração correta das medicações prescritas pelo médico responsável, nos horários, doses e vias recomendadas, garantindo melhora eficaz deste paciente. Realização dos curativos prescritos e monitorização rigorosa dos sinais vitais, incluindo realização de controle glicêmico pois este paciente é diabético, atentando para hipo e hiperglicemia, hipertensão e febre. Aplicação correta do gelo no local indicado pelo médico. Avaliação junto ao médico da melhora clínica do paciente. Prescrição do melhor decúbito para conforto deste paciente e que auxilie na sua recuperação (Membros Inferiores elevados, preferencialmente). Exame físico periódico. Atentar a equipe a importância da lavagem das mãos para realização de todos os procedimentos, bem como a correta desinfecção e esterilização dos materiais hospitalares, uso de luvas de procedimento para a realização do atendimento ao paciente e correto manuseio de aparatos assépticos. Comunicação direta com médico responsável se acontecimento intercorrente que afete a recuperação deste paciente.

Nutrição e Dietética: Prescrição de dieta hipossódica (suporte na hipertensão), hipocalórica (suporte na diabetes) e hiperprotéica (suporte para regeneração óssea da fratura). Avaliação da aceitação da dieta por parte do paciente.

DESENVOLVIMENTO

        Conforme explicitado na etapa anterior deste relatório, cada profissional tem um papel muito importante na recuperação do paciente em questão. Cada um na sua área de atuação, irá dispensar prescrições e ações que visem um plano terapêutico eficaz ao seu tratamento, garantindo que sua recuperação seja mais rápida, trazendo muitos benefícios.

        Como opções para o tratamento deste paciente, na sua melhora clínica, sugiro a prescrição dos medicamentos de controle da hipertensão e diabetes. Se a pressão arterial e a glicose deste paciente não estiverem bem controladas, isto influenciará diretamente no atraso da recuperação, pois afeta a circulação sanguínea principalmente dos membros inferiores, onde está a fratura do paciente. Os antibióticos são prescritos para eliminar ou impedir a proliferação de bactérias nesta lesão, o seu uso é de extrema importância no quadro em que se encontra este paciente, visto que se encontra em internação hospitalar pós operatória, o que é um fator de risco para infecção hospitalar. O uso de analgésicos é importante para o conforto deste paciente, pois a dor é um fator que aumenta a pressão arterial, e deve ser controlada. As avaliações periódicas das condições pós cirúrgicas e clínicas deste paciente são muito importantes para análise da sua melhora como um todo.

Para garantir maior eficácia destes cuidados médicos, devemos aliar cuidados específicos de enfermagem. Entre estes cuidados, ressaltamos a importância do auxílio na sua higienização evitando que se proliferem sujidades e diminuindo risco de infecção. Indispensável, a administração correta das medicações prescritas pelo médico responsável, nos horários, doses e vias recomendadas, dentro de um plano terapêutico, garante melhora eficaz deste paciente. Também muito importante é a realização periódica dos curativos prescritos, proporcionando tratamento local direto na lesão, e gelo, se for o caso, proporcionando alívio da dor e desconforto. Como parâmetro de avaliação das condições deste paciente, é indicada a monitorização rigorosa dos sinais vitais, incluindo realização de controle glicêmico pois este paciente é diabético, atentando para hipo e hiperglicemia, hipertensão e febre. Se alterados, o médico é comunicado para tomar as providências necessárias. Também cabe a enfermagem, junto ao médico, a avaliação da melhora geral do paciente frente aos cuidados a ele prestados, podendo ser traçados objetivos a serem alcançados no que diz respeito a sua melhora, visando acertar alguma conduta que não esteja dando resultados positivos ao paciente. Aliado aos procedimentos especificados anteriormente, é indispensável a avaliação do melhor decúbito para conforto deste paciente, pois isto vai auxiliar diretamente na sua recuperação, neste caso a elevação de membros inferiores é indicada para a eficaz diminuição do edema e favorecimento do retorno e irrigação venosa, contribuindo para melhor cicatrização da lesão. É de suma importância a realização do exame físico periódico deste paciente, afim de detectar outras possíveis complicações pós cirúrgicas e/ou clínicas. Se alguma intercorrência de qualquer natureza aconteça com o paciente,  é conduta de enfermagem comunicar ao médico responsável em tempo hábil para tomada de providências que garantam sua resolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (197.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com