TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão do Curso de Capacitação em Mamografia

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Seminário

de

 Mamografia

Trabalho de conclusão do curso de Capacitação em     Mamografia.Supervisionado pela professora Narayana Santos

Ananindeua

Setembro - 2019

Equipe

Débora Cristina Cardoso dos Santos

Ediane  Mac  Silva  do Amor Divino

Gisely  Almeida da Silva

Josiane  Gomes  Fontes

Juliana Cordeiro

Rafaela de Sousa da Silva

Mastectomia Total

[pic 2]

Ananindeua- 2019

Introdução

O Seminário que iremos apresentar  tem como objeto de estudo a mastectomia, procedimento cirúrgico  realizado  nas  mamas feminino ou masculinas, provenientes de alguma alteração, distúrbio celular ou mesmo de caráter estético.Dentre os quais enfatizaremos a mastectomia total.

Mastectomia

É uma cirurgia que consiste na retirada de uma ou ambas as mamas. Indicadas por um cirurgião plástico e um mastologista.

Tipos de Mastectomia

Mastectomia Parcial

Mastectomia  Radical

Mastectomia  Preventiva

Mastectomia Total

Mastectomia Estética

Mastectomia Parcial

Quadrantectomia ou Serectomia. É um procedimento cirúrgico realizado para a retirada de um nódulo ou tumor localizado na mama. Onde é feita a remoção de um quadrante da mama juntamente com o tecido mamário.

[pic 3]

Mastectomia Radical

A mastectomia radical é um procedimento cirúrgico no qual o cirurgião geralmente remove a mama inteira do paciente com câncer de mama, incluindo o mamilo, a aréola, pele, tecido que reveste o músculo da área da mama e os  gânglios da área das axilas.

Essa cirurgia é recomendada para as mulheres que tem risco de disseminação. Atualmente é um procedimento de alta qualidade, pois se obtém resultados  bastante satisfatórios.

[pic 4]

Mastectomia Preventiva

A mastectomia  preventiva é um procedimento realizadoc om o intuito de prevenção do desenvolvimento do câncer.Sendo indicado somente para mulheres com um alto risco dessa doença, como por exemplo, aquelas que tem um histórico familiar sugestivo ou que tenham  alterações genéticas que podem causar o câncer.Existem duas alterações que podem causar o câncer, conhecidas como BRCA1 e BRCA2. Esta cirurgia é realizada de forma semelhante às mastectomias total  ou radical.  Onde são retirados toda a  mama, gânglios próximos e em alguns casos, os músculos ao redor. Geralmente é realizada a cirurgia bilateral, pois, nestes casos, o risco de desenvolvimento do câncer é semelhante em ambas as mamas.

[pic 5]

        

Mastectomia Total

Essa cirurgia é indicada quando o tumor é descoberto precocemente e não há risco de espalhar na região. É removida toda a mama incluindo o mamilo. No entanto, os linfônodos axilares e o  músculo  sob a mama podem ou não ser  preservados . Esse procedimento  reduz em 95% o risco de câncer.A mastectomia total ou simples, é a retirada das glândulas  mamárias por completo.

[pic 6]

Mastectomia Masculinizadora

É  uma cirúrgia plástica feita para dar aparência masculina ao tórax feminino ou ainda em homens que tenham a ginecomastia que é o crescimento desordenado das glândulas mamárias masculinas, geralmente  ambas tem a mesma finalidade.Realizadas da mesma forma. Sendo que os homens possuem menos tecidos mamários. Também é realizada em homens com nódulos ou câncer de mama.Todos os procedimentos são realizados pelo cirurgião  plástico ou mastologistas. Cada técnica  escolhida de acordo co a necessidade do paciente.

[pic 7]

Pós-operatório

[pic 8]

A recuperação após retirada da mama inclui o uso de remédios para aliviar a dor, a execução do curativo e a realização de exercícios para que o braço do lado operado se mantenha móvel e com força, pois é comum retirar a mama e as ínguas da axila.Geralmente, a maioria das mulheres que fizeram  mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido ao câncer, conseguem se recuperar bem após o procedimento e não desenvolvem complicações, no entanto a recuperação completa normalmente demora entre 1 e 2meses.No entanto, a mulher pode precisar fazer outros tratamentos, como radioterapia e a quimioterapia além de ser essencial receber apoio psicológico da família e participar de sessões de psicoterapia, para aprender a lidar com a ausência da mama.

1. Como aliviar a dor

Após a remoção da mama, a mulher pode sentir dor no peito e no braço, além de ter sensação de dormência, que pode diminuir com o uso de remédios analgésicos. Além disso,a mulher pode ter dor fantasma, que corresponde à sensação de dorna mama que foi retirada, logo após a cirurgia e permanecer durante os meses seguintes, causando coceira, pressão e desconforto. Nesse caso é preciso adaptar-se à dor e, por vezes, tomar anti-inflamatórios de acordo com a recomendação do médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (411 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com