TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusão de curso

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.922 Palavras (24 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 24

Resumo

O programa saúde da família (PSF) é a mudança no modelo assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecendo vínculo entre profissionais/usuários/famílias.

O programa saúde da família (PSF), surge como uma nova estratégia de atenção à saúde, com objetivo de um atendimento acolhedor, humanizado e com solidariedade no atendimento domiciliar.

Falar em humanização de assistência em saúde coletiva implica em pensar em tornar os serviços resolutivos e de qualidade, tornando as necessidades de saúde dos usuários responsabilidades de toda a equipe do PSF (programa saúde da família).

A função da equipe do PSF é realizar visitas domiciliares e orienta-las sobre o acesso ao tratamento e à prevenção das doenças como diabetes e hipertensão arterial. Nos direcionamos aos domicílios para reconhecer os principais problemas, juntos, procuram as melhores soluções para enfrentar os desafios locais que possam determinar os problemas de saúde, antes que eles se instalem de modo mais grave. Nossa equipe irá elaborar um plano para enfrentar os principais problemas detectados e trabalhar para desenvolver a educação em saúde preventiva, promovendo a qualidade de vida dos habitantes daquela área 1.

A equipe irá elaborar um plano para enfrentar os principais problemas detectados e trabalhar para desenvolver a educação em saúde preventiva, promovendo a qualidade de vida dos habitantes daquela área.

SUMÁRIO

Introdução 1

1. A História da Saúde no Brasil 2

1.1 A História do Programa de Saúde da Família 3

1.2 Dinâmica Do Atendimento Em Planejamento Familiar No Programa Saúde Da Família No Brasil 6

1.3 Vulnerabilidade E Sofrimento No Trabalho De Agente Comunitário De Saúde No Programa De Saúde Da Família 7

1.4 Saúde Da Família: Cuidado No Domicilio 8

2. Humanização 9

2.1 Acolhimento No Psf: Humanização E Solidariedade 12

2.2 Humanização Na Saude : Enfoque Na Atenção Primária 13

2.3 Papéis dos Profissionais de Saúde na Política de Humanização................14

3. Atribuições Dentro Do Programa Saúde Da Família 16

3.1 Política Nacional De Humanização 17

Conclusão 21

Referências 23

INTRODUÇÃO

A humanização é um processo que pode ocorrer em várias áreas, como Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, etc. A humanização cria condições melhores e mais humanas para os trabalhadores de uma empresa ou utilizadores de um serviço ou sistema. Ela implica a evolução do homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. A comunicação é uma das ferramentas de grande importância na humanização2.

O PSF é a mudança no modelo assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS, estabelecendo vínculo entre profissionais/usuários/famílias. O programa direciona a atenção a família como um todo, em um viver saudável. A equipe é formada por um médico de família ou generalista; um enfermeiro de família ou generalista; dois auxiliares ou técnicos de enfermagem; de quatro a seis agentes comunitários de saúde, outros profissionais podem compor a equipe de acordo com necessidade de cada família3.

O ministério da saúde cria no Brasil o PSF (programa saúde da família), procurando as diretrizes previstas no SUS (sistema único de saúde), tornando a família como eixo estrutural no que diz respeito aos fatores determinantes e condicionantes do processo saúde-doença da população assistida.

Um dos eixos principais da política nacional da humanização (PNH) se refere ao acolhimento prestado ao cidadão no momento em que este entra emcontato com o sistema público de saúde, principalmente na atenção básica. Para tanto os profissionais de saúde necessitam compreender que acolher o cidadão significa entender e ouvir com atenção o que este tem a dizer, possibilitando condições para que se estabeleçam vínculos e credibilidade entre a população e o sistema.

1. A HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL

O governo nem sempre visou o bem estar da população com a criação do SUS, tendo como seus principais alvos a classe dominadora e economia vigente, mantendo as condições sanitárias mínimas para implementar a relação comercial com o exterior.

Antes da Revolução de 1930 a saúde funcionava nos sistemas de Caixas, atribuídas as Caixas de Aposentadoria e Pensões – CAP’s que atendiam somente pequenas parcelas de assalariados de empresas isoladas, como exemplo empresas que cooperavam com o governo.

Em 1966 foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, responsável pelas aposentadorias e pensões e o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social – INAMPS, dando assistência médica a trabalhadores segurados e seus familiares. Posteriormente em 1977 criou-se o Sistema Nacional de Previdência Social – SINPAS, que visou atender a parcela da população sem assistência do INPS para reduzir índices de mortalidade e morbilidade no Brasil, porém era deixado de fora uma parte significativa do país que incluía trabalhadores rurais e trabalhadores sem vínculo empregatício. Então nesta época a população era dividida para os que podiam pagar, aos que tinham direito ao INAMPS e os que não tinham direito algum.

Em 1986 com a Reforma Sanitária deu-se início ao SUS, implementado somente em 1988 dando assistência de saúde a população sem nenhum tipo de descriminação, e estabeleceu o lema: “Saúde é direito de todos e dever do Estado”, tendo como seus princípios:

* Universalidade: acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência sem discriminação;

* Integralidade de Assistência: garantia de assistência a saúde em nível nacional;

* Equidade: dispor de recursos para o reestabelecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com