TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre sindrome de cushing

Por:   •  26/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  1.361 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DIOMÍCIO FREITAS

CURSO TECNICO DE ENFERMAGEM – 3ª FASE

Jordan Clarindo, Samuel M. Blasius, Mayara S.

Ana Cecília R, Kelcio F.

                                     SINDROME DE CUSHING

TUBARÃO

2016

RESUMO:

A síndrome de Cushing acomete muitos poucos no mundo, a sabedoria adequada do ajuste hormonal do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal é um dos seus meios de diagnósticos, aplicação precisa de testes funcionais que estimulam ou inibem este eixo e a prescrições de exames de imagem resolutivos para as diversas etiologias investigadas ajudam muito a dizer se o paciente realmente se encontra com essa síndrome. Neste artigo, discutimos a síndrome de Cushing, analisando a sua etiologia e o que a gera. Destacamos os cuidados de enfermagem a esta Síndrome as causas e o tratamento.

INTRODUÇÃO

        A Síndrome de Cushing também chamada de hipercortisolismo pois hiper prefixo do grego que significa elevado, superiormente, acima do normal e cortisolismo fica fácil descrever que seria cortisol o sufixo ismo fica como significado ação. A Sindrome se tem pelas grandes elevações de cortisol, ou seja, se um paciente tem utilizado grandes quantidades ou uso concentrado de medicamentos à base de corticoides pode sim desenvolver a Síndrome. Mas é mais comum o paciente apresentar um déficit na produção normal de seus hormônios e começar a produzir grandes quantidades assim então desenvolver a doença sem medicamentos, como também pode ser causada por um tumor benigno na região do hipotálamo dando o nome de doença de cushing. Apesar de essa Síndrome ter muitos meios de se acarretar é muito rara e não se observam muitos casos no mundo.

O mais complicado dessa doença é seu diagnostico pois se necessita de muitos dados e exames para se ter um pouco de certeza de que realmente é a síndrome. Exames físicos e psicológicos como também laboratoriais são necessários para dizer a verdadeira causa da Síndrome.

ETIOLOGIA

        O hipotálamo é uma área que se localiza no cérebro e produz um hormônio CRH (hormônio liberador de corticotrofina). Esse hormônio é o responsável pela produção do ACTH (Hormônio adrenocorticotrófico) que fica na poção anterior da glândula pituitária. O ACTH estimula as glândulas suprarrenais a liberar os hormônios com corticoides esses que logo produzidos em grandes quantidades fazem mal a saúde e causam a síndrome de cushing.

        Acontece mais frequentemente em mulheres do que em homens as vezes pode ocorrer somente a produção de um só hormônio mais não necessariamente vai ser sempre assim pode ocorrer também o excesso de todos os hormônios. O hormônio que geralmente é secretado em grande quantidade é o glicocorticoide esse é o que determina a maioria dos sintomas físicos e também psicológicos, isto é, os sintomas predominantes.

        Glicocorticoides: esse é um esteroide muito importante ele se liga com o receptor do cortisol que trabalha no sistema imunológico, ou seja, ele luta contra as infecções do nosso corpo além de regular o açúcar no sangue ele também ajuda no controle do estresse. Ele é liberado pelas glândulas suprarrenais que recebem o estimulo do ACTH. Além do glicocorticoide existem também o mineralocórticoide e androgênios suprarrenais que também com grandes produções podem acarretar numa síndrome de cushing.

        Mineralocórticoide: ele regula a pressão sanguínea e também regula níveis de sódio.

        Androgênios Suprarrenais: esse contribui para algumas características masculinas no homem já na mulher ele faz a mulher apresentar algumas características masculinas passando até mesmo por uma quase troca de sexo.

        SINTOMAS

        O sintoma varia de pessoa para pessoa e dependendo do hormônio as manifestações mudam, mas normalmente os aspectos são os mesmos. Por excesso de glicocorticoides temos um rápido aumento de peso em algumas regiões como no tronco e na região do pescoço também na região supra clavicular. O paciente também apresenta face redonda em forma de lua cheia além disso a pele se encontra oleosa nessa região. A pele do paciente fica frágil e fina, estrias são bem visíveis e também apresenta acnes. A parte muscular é consumida por causa do catabolismo excessivo. A paciente ira relatar dor lombar e terá característica de cifose como também terá um enfraquecimento dos ossos. Veremos alterações de humor como também perda de contato com a realidade (psicose). Ainda por excesso de glicocorticoides temos um aumento significativo de contrair infecções.

        O aumento excessivo da produção de mineralocorticoides temos um acumulo de sal na corrente sanguínea provocando um aumento da pressão nos vasos arteriais, retenção de líquidos surgindo um ganho de peso e inchaço pelo corpo.

        Outra alteração na produção excessiva nesta síndrome seria os hormônios de características sexuais denominados andrógenos onde se manifesta na mulher o aumento de pelos pelo rosto, tórax, junto com atrofia das glândulas mamarias, crescimento do clitóris, vos mais grave e perda do desejo sexual também pode ocorrer nesta síndrome no período gestacional o surgimento de crianças hermafroditas.        

        DIAGNOSTICO

        O diagnóstico é feito de várias formas e também é considerado todas as informações e a avaliação é feita pelo médico conforme o número de resultados clínicos que são adquiridas. Confirmar o aumento de cortisol no corpo verificando o ritmo de cortisol como também mensurando a quantidade de cortisol na urina fazendo isso a cada 24h e como auxilio de diagnostico temos a prova de supressão com dexametasona. Realização de exames na parte do crânio como radiografia, tomografia e ultrassonografia para identificar e localizar possível tumor na região da hipófise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com