TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  2/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES- UCAM

MARILDA TEREZINHA DE OLIVEIRA CUPERTINO

O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA

SÃO MIGUEL DO ANTA, MG

2019

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES- UCAM

MARILDA TEREZINHA DE OLIVEIRA CUPERTINO

O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Artigo Científico encaminhado à Universidade Candido Mendes- UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial.

SÃO MIGUEL DO ANTA, MG

2019

O TRABALHO DO PEDAGOGO COM O ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO BÁSICA

MARILDA TEREZINHA DE OLIVEIRA CUPERTINO [1]

RESUMO

Este estudo aborda questões relacionadas ao trabalho do professor como pedagogo com o aluno com síndrome de Down na Educação Básica, bem como os aspectos importantes da aprendizagem dessas crianças na escola. Pesquisou-se diversas interpretações em busca de indícios que permitam construir as próprias respostas tendo como objetivo pesquisar a conceituação da Síndrome de Down; caracterizar as consequências de diferentes tipos de relação do adulto com a criança com Síndrome de Dow para a construção de sua autonomia; caracterizar as necessidades educativas especiais de crianças com Síndrome de Down e alternativas pedagógicas que satisfazem a tais necessidades. Concluiu-se que para melhor atendimento dessas crianças, o professor deverá a princípio, possuir informações suficientes e reconhecer as especificidades destas crianças, e sugerir atividades que possam ser acompanhadas pelas mesmas, sem distinção e ainda, que é de vital importância enfatizar que a inclusão do portador de síndrome de Down ou de qualquer outra deficiência depende das condições sociais, econômicas e culturais da família, da escola, da sociedade e da ação de cada um de nós.

Palavras-chave: Síndrome de Down. Aprendizagem. Pedagogia. Inclusão.

Introdução

Esta pesquisa visa à compreensão dos aspectos importantes de serem considerados no ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down, tendo como ponto principal o trabalho do pedagogo com o aluno com Síndrome de Down na Educação Básica, bem como os aspectos importantes da aprendizagem deles.

Portanto, o presente trabalho tem como tema: O trabalho do pedagogo com o aluno com Síndrome de Down na Educação Básica.

Nesta perspectiva, foram levantadas as seguintes questões:

* Quais os aspectos importantes de serem considerados no ensino-aprendizagem da criança com Síndrome de Down?

* Como o pedagogo pode ajudar no processo ensino e aprendizagem da criança com síndrome de Down?

Sabe-se que existem inúmeros recursos técnicos disponíveis, para ajudar essas crianças na promoção do seu desenvolvimento, muito embora a desinformação, o preconceito e a dificuldade de acesso a serviços especializados levem várias delas a prejuízos que poderiam bem ser evitados e minimizados. Neste sentido, Machado (2005) afirma que: “A criança portadora de necessidades educativas especiais precisa desde muito cedo, estar com outras crianças e aprender a desfrutar dessa oportunidade que se constitui em um dos principais objetivos da inclusão”. (MACHADO, 2005, p.34).

Diante disso, entende-se que é tempo de reavaliar valores, posições, percepções, preconceitos. É tempo de se buscar uma nova relação com esse outro, diferente, mas, ao mesmo tempo, tão semelhante a qualquer um, pela sua humanidade. É preciso que o pedagogo conheça um pouco mais acerca dessa Síndrome, para que a desmistifique, pois, faz-se necessário descobrir a criança por trás da Síndrome.

Neste contexto, este estudo tem como objetivo pesquisar a conceituação da Síndrome de Down, no contexto da deficiência mental; caracterizar as consequências de diferentes tipos de relação do adulto com a criança com Síndrome de Down para a construção de sua autonomia; caracterizar as necessidades educativas especiais de crianças com Síndrome de Down e alternativas pedagógicas que satisfazem a tais necessidades.

Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise de materiais já publicados na literatura. A fundamentação teórica foi elaborada a partir das concepções de alguns autores que discorrem sobre o tema. Os autores pesquisados foram: Machado (2005), Cavalcante (2005), Freire (1996), Weil (1997), entre outros.

Desenvolvimento

Síndrome, em medicina, significa que uma determinada condição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com