TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ULCERA POR PRESSÃO

Por:   •  10/6/2016  •  Monografia  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 10

CPSA – CENTRO PROFISSIONALIZANTE SIMONE ARAÚJO

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

JEFFERSON AIRES DO NASCIMENTO

[pic 1]

ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO

        

PORTO VELHO-RO

2012


JEFFERSON AIRES DO NASCIMENTO

ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para obtenção do Diploma de Técnico em Enfermagem, pelo Centro Profissionalizante Simone Araújo.

Orientadora: Ariádinis Fernandes.

Porto Velho - RO

2012

Dedico esse meu TCC a minha tia Regina Silva Nascimento que durante todo esse período do curso não me deixou desistir de realizar meu sonho, sempre esteve ali presente para me estender a mão quando eu precisasse. Durante todo esse período me deu a maior força pra continuar batalhando pelos meus objetivos.

AGRADECIMENTOS

 

Agradeço primeiramente a Deus por ter me ajudado em todos os momentos que passei para conseguir alcançar meus objetivos. Agradeço a minha família por estar sempre perto para o que é necessário, agradeço à minha tia Regina que é uma recém-formada no mesmo grupo profissional e aos professores que com muito esforço nos passam o que precisamos saber sobre o profissionalismo e principalmente o cuidado de enfermagem com os pacientes.

A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.             

                  (Sócrates)

RESUMO

Úlcera por pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área, que se desenvolve devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Também é conhecida como úlcera de decúbito, escara ou escara de decúbito. O termo escara deve ser utilizado quando se tem uma parte necrótica ou crosta preta na lesão.  São vários os fatores que podem aumentar o risco para o desenvolvimento da úlcera por pressão. As úlceras por pressão podem ser classificadas em 4 estágios:  estágio 1, estágio 2, estágio 3 e estágio 4.  Pacientes acamados que são ou foram fumantes, diabéticos, pacientes com incontinência fecal e urinária (uso de fraldas), desnutridos, idosos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, com problemas de circulação arterial correm mais risco de adquirir úlcera por pressão. Manter alguns cuidados com a pele do paciente é fundamental. A atuação fundamental é no alívio da pressão da pele, nas áreas de maior risco, ou onde se tem ossos mais proeminentes. Alguns cuidados são bem importantes, e podem ser realizados desde os primeiros momentos que o paciente ficou acamado, seja em casa ou no hospital.

Palavras- chaves: Pele, pressão, úlcera.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

UPP                        Úlcera por pressão

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................11

1.OBJETIVOS...............................................................................................................12

1.1 OBJETIVO GERAL..................................................................................................12

1.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS....................................................................................12

2. REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................13

2.1 ANATOMIA DA PELE..............................................................................................13

2.8 CUIDADOS DE ENFERMAGEM..............................................................................21

3. METODOLOGIA........................................................................................................22

3.1 TIPO DE PESQUISA...............................................................................................22

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................23

REFERÊNCIAS.............................................................................................................24

INTRODUÇÃO

Úlceras por pressão são lesões na pele ocasionadas pelo atrito de um tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura.

A pele precisa de uma irrigação sanguínea que leva o oxigênio a todas as suas camadas, com o interrompimento dessa irrigação por mais de 2 horas a pele morre e começa a aparecer vermelhidão resultante da pressão aplicada a pele. Por conseguinte se não for tratado a formação da úlcera por pressão vai se avançando para os demais 3 estágios onde o ápice é a formação de crostas na pele e tecido necrosado.

Os sintomas gerais são dor e comichão, nas pessoas com a sensibilidade afetada pode desenvolver-se ulceras mais profundas se que se note dor.

Quando há o rompimento da pele, a infecção converte-se num problema. A infecção retarda a cura das úlceras superficiais e pode constituir uma ameaça mortal nas úlceras mais profundas.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Mostrar as alternativas para o tratamento de úlcera por pressão, com o intuito de que as pessoas aprendam maneiras eficazes para prevenir as úlceras por pressão, assim evitando complicações futuras na pele das pessoas acamadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (104.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com