TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE AVALIATIVA DE PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  17/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADE AVALIATIVA DE PRIMEIROS SOCORROS

(Solução)

Questão 01:

A grande circulação é a responsável por transportar o sangue oxigenado (arterial) do coração – por meio do ventrículo esquerdo -, para todos os órgãos do corpo humano, além de promover o retorno deste, agora pouco oxigenado (venoso) para o átrio direito do músculo cardíaco. Complementarmente, a pequena circulação é aquela que transporta o sangue pouco oxigenado (venoso) do ventrículo direito do coração até os pulmões e, destes - que promovem a oxigenação do sangue -, para o átrio esquerdo do coração. Com relação à constituição anatômica do sistema circulatório, podemos citar o coração e os vasos condutores (veias, artérias e vasos capilares) do sangue. O sangue é transportado do coração para os órgãos e tecidos através das artérias, retornando ao coração pelas veias. Já os vasos capilares são responsáveis por conectar as extremidades das artérias às extremidades das veias.

Localizado no tórax, entre os pulmões, o coração funciona como um órgão muscular que bombeia o sangue pelo sistema circulatório. Possui dois fluxos de bombeamento, sendo que o lado esquerdo do coração leva o sangue das artérias para o corpo, enquanto a parte direita direciona o sangue venoso para os pulmões. Os movimentos de contração (sístole) e relaxamento (diástole) são responsáveis pelo seu correto funcionamento. Para mais, o coração é constituído das seguintes subpartes: Pericárdio: revestimento membranoso exterior do coração; Endocárdio: revestimento membranoso interno do coração; Miocárdio: músculo responsável pela sístole (contração), localizado entre pericárdio e endocárdio; Átrios ou aurículas: câmaras superiores por onde chega o sangue e de onde ele é bombeado para os ventrículos; Ventrículos: câmaras inferiores de onde o sangue é bombeado para o os pulmões (ventrículo direito) ou para o corpo (ventrículo esquerdo); Válvula tricúspide: responsável por impedir o refluxo sanguíneo entre átrio direito e o ventrículo direito; Válvula mitral: responsável por impedir o refluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

Por fim, o sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário.

Questão 02:

A cinemática do trauma pode ajudar na análise das condições em que ocorreu o acidente e a partir do estudo da cena, considerando outros fatores, a direção do impacto, a velocidade, o tamanho do paciente e os sinais de liberação de energia etc. É possível também levantar o histórico, por observação ou entrevista de testemunhas, sendo possível prever as possíveis lesões e, assim, pontuar seus tratamentos, tendo como uma das suas principais finalidades o diagnóstico de lesões que não são visíveis, ou seja, as hemorragias internas.

Questão 03:

Presença de fogo, principalmente quando associado à presença de materiais inflamáveis; (2) Condições adversas de clima e tempo; (3) Exposição à fluídos corporais (sangue, vômito, fezes, urina etc.); (4) Presença de fontes elétricas expostas; (5) Condições geográficas do local; Para tornar o ambiente seguro, nestas condições supracitas, é necessário observar as seguintes recomendações: Controlar o fogo antes de socorrer a vítima, preferencialmente com o uso do extinto de incêndio, levando em consideração a resposta deste a comburente da reação; Sinalizar o local para evitar outros acidentes, atentando para iluminação e ventilação; Utilização de equipamentos de proteção individual, que assegurem a biossegurança; Isolamento de possíveis fontes elétricas; etc.

Questão 04:

(1) Localização exata do acidente; (2) Idade aproximada da vítima; (3) Descrever com a maior exatidão possível a situação e o que aconteceu no local (acidente de trânsito, incêndio, parto, queda etc.), dando para o atendente a noção exata da gravidade da situação; (4) Se existe algum tipo de fratura ou indicativo de hemorragia; (5) A quantidade de vítimas; (6) Presença ou ausência de sinais vitais, bem como suas condições.

Questão 05:

Questão 06:

AÇÕES - o primeiro passo sempre é avaliar a cena, depois se aproximar da vítima, tentar despertá-la. Se a vítima não responder, deverá ser avaliada sua respiração observando se há elevação do tórax, em seguida ao mesmo tempo em que estiver verificando a respiração, veja se a pessoa apresenta pulsação. Caso a vítima esteja inconsciente verifica-se o pulso carotídeo situado no pescoço. E caso o socorrista esteja sozinho peça ajuda quem esteja próximo e se não tiver com o DEA em mãos, será necessário a realização do procedimento de respiração boca a boca, na ausência das válvulas utilizadas pelo suporte avançado e para fazer a ventilação artificial boca a boca, o primeiro passo a realizar é a abertura das vias aéreas, levantando o queixo da vítima. Em seguida, deve-se fechar o nariz da vítima enquanto o queixo dela permanece inclinado para cima, para então tapar completamente a boca da vítima com a sua. Após isso, é só soprar forte por um segundo inteiro na boca da vítima. Na PCR se faz necessário a intercalação de 30 compressões com 2 respirações. Visto que, é uma situação que requer atuação rápida e imediata realizando o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar, para assim, aumentar as chances de sobrevida da vítima

Questão 07: S (SINAIS E SINTOMAS): Identificar indicadores que despontem para um agravamento do quadro de saúde, como uma dificuldade respiratória aguda;

A (ALÉRGIAS): Identificar se o paciente é alérgico a algum alimento e/ou medicamento.

M (MEDICAÇÕES): Identificar quais medicamentos o paciente utiliza, quando fizer uso.

P (PASSADO MÉDICO): Identificar se o paciente é portador de alguma comorbidade que possa agrava seu estado de saúde;

L (LAST): Identificar a última vez que ele ingeriu líquidos ou alimentos;

E (EVENTO): Identificar acontecimentos relacionados ao acidente.

Questão 8 - A escala de coma de Glasgow é um método para definir o estado neurológico de pacientes com uma lesão cerebral aguda analisando seu nível de consciência. A escala considera três fatores principais e determina uma pontuação de acordo com o nível de consciência apontada em cada um desses casos (espontaneamente ou através de estímulo). São eles: Abertura ocular, Resposta verbal e Melhor resposta motora. Para que a escala seja utilizada corretamente se faz necessário a realização de cinco passo a passo para utilizar a escala de coma de Glasgow, são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com