TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE TOXICOLOGIA COLINÉRGICOS

Por:   •  4/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 3

UNIFSA - FARMÁCIA

ATIVIDADE DE TOXICOLOGIA

ALUNO:__________________________________________________________

PROF. RAIMUNDO MIRANDA

1 – Um ex-espião russo e sua filha Sergei e Yulia Skripal em 2018, foram encontrados inconscientes no banco de um parque em Salisbury. Na ocasião, a polícia disse que eles foram envenenados por um "agente tóxico". Segundo os médicos os dois apresentaram o quadro sintomático de miose, convulsões e interrupção da respiração podendo causar inclusive a morte. Considerando essas informações, a qual grupo de substâncias colinérgicas pertence esses agentes tóxicos e qual seu mecanismo de ação.

2 – O Pancurônio é bloqueadores neuromusculares não despolarizante usado em UTI neonatal. Em condições terapêuticas os receptores suficientemente ocupados pelo agente bloqueado, a despolarização da placa final não alcançará um limiar (50mV) e a contração muscular não ocorrerá, porém em caso de doses elevadas o risco de morte é eminente. Sendo assim, considerando as drogas que agem no sistema colinérgico, qual grupo pode ser utilizado para reverter um quadro de intoxicação por esse bloqueador.

Um florista de 35 anos de idade, em 1932. "Enquanto fazia um conserto elétrico em seu trabalho, sentou-se numa cadeira em cujo assento havia sido derramado algum "Nico-Fume líquido" (uma solução de nicotina livre a 40%). Sentiu a solução atravessar as roupas até a pele, na nádega esquerda, entrando em contato com uma área de aproximadamente o tamanho da palma de sua mão. Não deu importância ao fato e continuou a trabalhar por cerca de 15 minutos, quando foi subitamente acometido de náuseas e sensação de desfalecimento... e viu-se banhado de suor.... As roupas haviam sido mantidas numa sacola de papel e ainda estavam úmidas no lugar onde a solução de nicotina havia penetrado”.

Considerando essas informações e a estrutura química da nicotina responda as questões 3 e 4.

[pic 1]

3 – A via cutânea é utilizada quando se deseja obter um efeito local na pele. Entretanto, pode ocorrer absorção apreciável, resultando em efeitos sistêmicos. Baseado nesse relato explique porque essa solução de nicotina atravessou a pele do florista e causou os efeitos tóxicos supracitados.

4 – Explique a por meio da toxicodinâmica da solução de nicotina o quadro de intoxicação com sudorese intensa e desfalecimento.

5 – O midazolam é fármaco utilizado como agente sedativo e ansiolítico oral. Em um estudo com 12 voluntários, foi verificado que a administração, por 6 dias, de 500mg de eritromicina três vezes ao dia, concomitante a 15 mg de midazolam; quadruplicou a biodisponibilidade desse último fármaco e reduziu sua eliminação renal em 54%, o que contribui para um aumento significativo do efeito desse ansiolítico. Em situações nas quais não é possível evitar o uso concomitante desses fármacos é necessário que a dose de midazolam seja reduzida de 50% a 75%. Considerando o processo de biodisponibilidade, explique o papel desempenhado pela eritromicina no caso relatado.

6 – Depois de filtrado pelo glomérulo, os fármacos, que geralmente são ácidos fracos e bases fracas, podem ter seu grau de ionização alterado pelo pH da urina. Isso consiste em aumentar ou diminuir a reabsorção de um fármaco pelo túbulo renal. Com base nestas afirmações e utilizando os conhecimentos de filtração glomerular, reabsorção e secreção tubular, marque a resposta correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com