TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA TERAPIA DE NUTRIÇÃO PARENTERAL  

Por:   •  7/8/2020  •  Artigo  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 16

A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA TERAPIA DE NUTRIÇÃO PARENTERAL  [pic 1]

 

CLAUDIANE DOS SANTOS DA VITÓRIA¹

JULIA FERRAZ PEREIRA¹

RENATA SACUNO DAS NEVES NORTE¹

POLYANA BÁRBARA FREESE CARNEIRO²

 

 

RESUMO

A nutrição parenteral faz parte dos cuidados a pacientes que estejam debilitados com relação nutricional e que não tenham possibilidade de receber a nutrição enteral. No processo de nutrição parenteral estão envolvidos diversos profissionais da saúde e, dentre eles o farmacêutico hospitalar. Neste sentido, o objetivo deste artigo está em objetivo [a]apresentar a atuação do profissional farmacêutico no processo de preparo da nutrição parenteral. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa bibliográfica [b]qualitativa, realizada a partir de pesquisas no Google acadêmico e o Scientific Eletronic Library Online (Scielo). [c]Os resultados permitem entender que é responsabilidade do farmacêutico hospital o manuseio e os cuidados de armazenamento da NP, sendo importante entender também que a indicação principal é para pacientes que estejam em desnutrição.  

 

PALAVRAS-CHAVE: Alimentação; Farmácia Hospitalar; Recomendação nutricional.

 

THE ROLE OF THE PHARMACIST IN PARENTAL NUTRITION THERAPY

 

ABSTRACT

Parenteral nutrition is part of the care of patients who are debilitated with nutritional relationship and who are not able to receive enteral nutrition. In the process of parenteral nutrition, several health professionals are involved, including the hospital pharmacist. In this sense, the objective of this article is to present the role of the pharmaceutical professional in the process of preparing parenteral nutrition. The methodological procedures involve a qualitative bibliographical research, carried out from research on the academic Google and the Scientific Electronic Library Online (Scielo). The results allow us to understand that it is the 1 responsibility of the hospital pharmacist to handle and care for the storage of NP, and it is also important to understand that the main indication is for patients who are malnourished.   [pic 2]

KEYWORDS: Food; Hospital Pharmacy; Nutritional recommendation.          

 

1. INTRODUÇÃO 

 

No contexto de saúde, a desnutrição de um indivíduo pode ocorrer devido a oferta inadequada de nutrientes, por perdas excessivas ou mesmo devido ao aumento significativo das necessidades metabólicas. Neste sentido, pode-se prevenir ou tratar a desnutrição e suas consequências por meio da terapia nutricional parenteral (TNP) (DELGADO; FALCÃO; CARRAZZA, 2000).

A nutrição parenteral (NP) trata-se de uma solução ou emulsão que é composta por carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica. A solução geralmente é armazenada em recipiente de vidro ou plástico, sendo administrada nos pacientes de forma intravenosa, o qual pode estar em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar (BRASIL, 1998).

Este tipo de alimentação é utilizado quando não é possível alimentar o paciente por via oral normal, evitando assim a desnutrição. Neste sentido, o ambiente hospitalar precisa estar adequado com equipe multidisciplinar que possa atuar desde o preparo até a administração da NP, sendo importante a presença de farmacêuticos, enfermeiros, médicos e nutricionistas (CASTRAO; FREITAS; ZABAN, 2009).  

Assim, o artigo tem como objetivo apresentar a atuação do profissional farmacêutico no processo de preparo da nutrição parenteral. Sendo objetivo específico detalhar as responsabilidades deste profissional e demonstrar as indicações e contraindicações deste tipo de terapia nutricional. Para atender a estes objetivos foram pesquisados artigos científicos,

[pic 3] 

1 Acadêmicas de Graduação, Curso de Farmácia, Centro Universitário de Sinop – UNIFASIPE, R. Carine, 11, Res, Florença, Sinop – CEP: 78550-000. Endereço eletrônico:

claudiane_vitoria015@hotmail.com, juliaferraz07outlook.com e resacuno@outlook.com

   

²  Professora Especialista em Gestão Pública. Curso de Farmácia, Centro Universitário de Sinop – UNIFASIPE, R. Carine, 11, Res, Florença, Sinop – CEP: 78550-000. Endereço eletrônico: polyanabarbara@gmail.com

 

livros e legislações que apresentem informações sobre o assunto, principalmente com os termos nutrição parenteral e farmacêutico hospitalar, sendo feitas as pesquisas usando o Google acadêmico e o Scientific Eletronic Library Online (Scielo).  

 

 

2. REVISÃO DE LITERATURA

 

2.1 Farmacêutico Hospitalar  

 

Farmaceutico geral  [d]

De acordo com o definido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBFH, [e]2017), as atribuições do farmacêutico de hospital [f]envolvem gestão, desenvolvimento de infraestrutura, logística farmacêutica e preparo de medicamentos, otimização da terapia medicamentosa, farmacovigilância e segurança do paciente, informações sobre medicamentos e produtos para saúde e ensino, educação permanente e pesquisa.

Quanto aos parâmetros mínimos indicados para assistência, define-se que sejam um farmacêutico para cada 20 pacientes e um auxiliar de farmácia para cada 20 preparações de NPT(SBFH,2017).

Especificamente, a atuação do farmacêutico na terapia de nutrição parenteral é definida pela Resolução 292/96 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), o qual apresenta como responsabilidade e atribuição do farmacêutico o preparo da nutrição parenteral. (CFF,1996).  

Conforme citado no Artigo 2 da Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) nº 292 de 1996, cabe exclusivamente ao farmacêutico, no processo de nutrição parenteral:

 

  1. - Avaliar os componentes presentes na prescrição médica da Nutrição Parenteral, quanto a quantidade, qualidade, compatibilidade, interações e estabilidade;  
  2. - Proceder a formulação da Nutrição Parenteral segundo prescrição médica;  
  3. - Preparar a Nutrição Parenteral utilizando metodologia rigorosamente asséptica;  
  4. - Orientar, supervisionar e estabelecer rotinas nos procedimentos          básicos    de manipulação e preparação de Nutrição Parenteral;  
  5. - Preencher adequadamente o rótulo de cada unidade de Nutrição Parental preparada, colocando nome e localização do paciente, data do preparo, prazo de validade, instruções para administração, composição, nome e inscrição do profissional farmacêutico no respectivo CRF;  
  6. - Determinar o prazo de validade para cada unidade de Nutrição Parenteral de acordo com as condições de preparo;  
  7. - Assegurar a qualidade e integridade da Nutrição Parenteral desde o preparo até a sua administração;  
  8. - Registrar cada solução de Nutrição Parenteral preparada, em livro de registro exclusivo, com termo de abertura, onde constará: data de preparo, nome completo, número do prontuário do paciente e localização, número seqüencial [g]de preparo, diagnóstico, quantidade de frascos preparados para cada vinte e quatro horas;  
  9. - Supervisionar estagiários farmacêuticos e acadêmicos de farmácia no preparo das soluções de Nutrição Parenteral (CFF, 1996).

 

Assim, atualmente não é permitido que as soluções de NP sejam preparadas de qualquer foram, [h]sem devidos cuidados de local e de qualificação do profissional. A legislação obriga que o manuseio e preparo seja por profissional farmacêutico habilitado para esta função e uma equipe multidisciplinar (BRASIL, 1998).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com