TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Albumina exerce importantes funções

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

De acordo com MOTTA (2009, p.69):

“A albumina compreende ao redor de 60% das proteínas presentes no plasma humano. É sintetizada no fígado em velocidade dependente da ingestão protéica, mas sujeita a regulação por retroalimentação pelo teor de albumina circulante. Tem meia vida de 15-19 dias.

 A albumina exerce importantes funções:

Contribui com 75-80% do efeito osmótico do plasma, um dos fatores que regulam a distribuição apropriada de água entre os compartimentos intra - e extracelulares. Em certas enfermidades, os teores de albumina anormalmente baixos, movem a água do leito vascular para os tecidos (edema).

Transporte e armazenamento de vários compostos muito dos quais pouco solúveis em água. Por exemplo, a albumina liga (e solubiliza) vários compostos não-polares como a bilirrubina não-conjugada transportando-a até o fígado; ácidos graxos de cadeia longa que se ligam fortemente à albumina, sendo assim transportados do fígado para os tecidos periféricos. A concentração plasmática de diversas substâncias, tais como cálcio, alguns hormônios (tiroxina, triodotironina, cortisol, aldosterona) e triptofano, são reguladas, de certo modo, pela sua ligação à albumina. “Várias drogas, por exemplo, salicilatos, fenilbutazona, clofibrato, dicumarol, penicilina G e warfarin, também se ligam fortemente à albumina.”

PROCEDIMENTO

Para verificar a alteração dos compostos da albumina, utilizou-se uma pequena amostra do produto e dois reagentes, cujos volumes de cada componente são descritos na Tabela 1.

Tabela 1. Descrição dos volumes de amostra e reagentes utilizados.

Branco

Padrão

Amostra

Reagente 1

2,5 ml

2,5 ml

2,5 ml

Reagente 2

-

10 µl

-

Amostra

-

-

10 µl

A princípio realizaram-se a identificação dos tubos de ensaio, sendo B (Branco), A (Amostra) e P (Padrão). E assim procedeu aos seguintes passos:

  1. Mistura e homogeneização das amostras com os reagentes;
  2. Repouso das misturas por 5 minutos;
  3. Transferência das soluções para o equipamento de determinação (espectrofotômetro);
  4. Leitura da absorbância da amostra e do padrão em 630nm, acertando o zero com o Branco.

Cálculos

Para a obtenção dos resultados utilizou-se as seguintes seqüência de cálculos.

Albumina (g/dL) =[pic 1]

Os valores de absorbância da amostra e do padrão foram 0,235 e 0,196, respectivamente. A partir daí prosseguiu-se os seguintes cálculos:

Albumina =Albumina =Albumina =  (g/dL)[pic 2][pic 3][pic 4]

Para verificação da alteração na composição da albumina, utilizou-se como referência a o intervalo entre 3,5 a 5,5 g/dL, onde fora deste intervalo há alteração.

RESULTADO E DISCUSSÃO

O resultado obtido é apresentado na Tabela 2. Sendo assim, a análise laboratorial demonstrou que o valor na composição da albumina esta no intervalo identificado como normal, uma vez que o valor obtido esta entre 3,5 e 5,5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com