TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Associação Brasileira de Diabetes (ABD)

Por:   •  9/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

DIABETES

De acordo com dados da Associação Brasileira de Diabetes (ABD), existem no Brasil cerca de 13 milhões de pessoas portadoras de Diabetes, ou seja, 7,6% da população. Desse total, 50% não sabem que possuem a doença. Dentre as principais ameaças à saúde do diabético estão a retinopatia diabética, responsável por 2% dos casos de cegueira no mundo todo, anefropatia diabética, causa de insuficiência renal em cerca de 25% dos diabéticos tipo I e de 5% a 10% dos de tipo II, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, e a neuropatia diabética, razão de aproximadamente 30 mil amputações realizadas por ano, no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé (SMCP).Neuropatia Diabética

Os sentidos nem sempre a flor da pele

O risco de amputação faz da Neuropatia uma das doenças mais temidas entre os diabéticos

A neuropatia diabética é o comprometimento dos nervos, as estruturas responsáveis pelo tráfego de mensagens entre as diversas partes do corpo e o cérebro, pelos elevados níveis de glicose no sangue. O paciente com quadro de neuropatia deixa de sentir o toque, o calor e mesmo a dor nas regiões afetadas. Também podem ocorrer sensações espontâneas semelhantes a alfinetadas, formigamentos e queimação. As complicações mais comuns ocorrem nos membros inferiores, pernas e pés.

De acordo com a médica endocrinologista Hermelinda Cordeiro Pedrosa (Brasília, DF), diretora do Departamento de Complicações Crônicas e Pé Diabético da Sociedade Brasileira de Diabetes, em entrevista ao Jornal da Associação de Diabetes Juvenil, as úlceras nos pés são a grande preocupação para o diabético. “Elas aparecem na grande maioria das vezes após traumas freqüentemente não percebidos pelos pacientes e podem resultar em amputações”, esclarece.

Hermelinda recomenda que os diabéticos examinem diariamente os pés como forma de prevenção. Mas se há o diagnóstico de neuropatia, os cuidados devem ser redobrados. “A insensibilidade resulta na perda de dor, e o paciente perde o alarme de que algo está ocorrendo. Infelizmente muitos pacientes desenvolvem úlceras nos pés por objetos nos calçados que não são percebidos”, relata a endocrinologista.

A neuropatia diabética pode afetar ainda outros órgãos do corpo humano, tais como coração, estômago, intestino, bexiga e genitais, ocasionando problemas graves de arritmias, infarto sem dor, dificuldades na digestão, diarréia, retenção da urina e disfunção erétil.

Além dos sintomas mencionados, Hermelinda alerta que qualquer lesão, por menor que seja, deve receber acompanhamento médico. “Uma frieira, por exemplo, se não for bem cuidada pode evoluir para uma lesão maior e até resultar em amputação”.

A neuropatia diabética não tem cura ou tratamento específico . O que existem são medicamentos para o controle da dor que variam desde anticonvulsivantes a antidepressivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com