TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Familia Brasileira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2012  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 2

Compare a família brasileira do período colonial com o contexto familiar atual, discutindo criticamente as mudanças e continuidades ao longo do tempo citadas pela autora. (Valor da atividade: até 3 pontos)

TEXTO: SAMARA, Eni de Mesquita. O Que Mudou na Família Brasileira?: Da Colônia à Atualidade. Psicol. USP, São Paulo, v. 13, n. 2, 2002.

Pensar que durante todo o período colonial e imperial brasileiro tenha existido um

único modelo familiar (a família patriarcal), constitui-se em visão distorcida e equivocada.

As pesquisas recentes sobre a história da família mostram que diversos tipos de lares

conviveram simultaneamente, e que, em face da grande dimensão territorial de nosso país, houve uma pluralidade de arranjos locais caracterizando as relações familiares.

Em extensas regiões do Sul e em algumas áreas do Centro e Nordeste do País, onde predominava a Pequena e Média propriedade Rural, prevaleceu um tipo de família mais Nuclear do que Patriarcal. Nela, a fidelidade conjugal, alicerçada numa sólida e sincera religiosidade, é até hoje, um valor profundamente cultivado.

A industrialização e a urbanização causaram um grande impacto sobre as estruturas familiares em nosso País. A mulher se emancipou e a realidade dos direitos se igualou entre os cônjuges. Então, agora não mais somente o homem é o mentor, organizador e educador da família, mas o casal. Na maioria dos lares, o casal trabalha em áreas diferentes, objetivando formar uma renda familiar que lhes dê condições de viver com dignidade, criar e educar os seus filhos e desfrutar de um viver sadio. Em consequência, muitas das atribuições da mãe no lar, que cotidianamente ela realizava, foram transferidas para instituições especializadas em crianças e jovens. Tanto o homem como a mulher passam grande parte do tempo trabalhando fora do lar e, também os filhos na escola ou no trabalho aonde permanecem um tempo apreciável longe da residência, trabalhando ou se instruindo e se educando para a vida, praticando esportes, construindo amizades e exercitando o amor numa preparação direta para a multiplicação da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com