TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Sinapse

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE – QUIZ

  1. O que é sinapse?

O termo sinapse foi criado pelo neurofisiologista Inglês Charles Sherrington, para retratar as zonas de comunicação entre uma célula nervosa e outra célula nervosa, ou, entre uma célula nervosa e uma célula alvo.

Essas células se conectam para enviar sua mensagem, passar a informação, muito próximas uma da outra, mas sem se tocarem. Esse espaço entre o axônio do neurônio e a célula é chamado de fenda sináptica.

Os componentes da sinapse:

        Neurônio pré-sináptico, sempre é um neurônio, uma vez que os neurônios são as únicas células capazes de conduzir um impulso nervoso.

        Neurônio  pós-sináptico, que recebe a mensagem, podendo ser uma célula nervosa, células de outro órgão ou de um músculo estimulando movimentos de contração e relaxamento.

        Entre eles, está a fenda sináptica que permite a rápida difusão de um neurotransmissor, mede cerca de 2 a 3 milionésimos de um metro.

  1. Quais os tipos de sinapse que temos no corpo?

Temos dois tipos de sinapse no nosso corpo, sinapse química e elétrica.

  1. Caracterize os tipos de sinapse que discutimos.

A sinapse química é estimulada por impulsos elétricos e libera neurotransmissores químicos pelo neurônio pré-sináptico, quando acontece potencial de ação na célula e sua membrana é despolarizada; a informação passa pela fenda sináptica e vai para o terminal pós-sináptico, que irão atuar em proteínas receptoras da membrana da célula, podendo ter ação excitatória ou inibitória.  Essa sinapse tem controle e modulação da transmissão e é um pouco lenta.

A sinapse elétrica é mais rápida. A transmissão de informações ocorre pela corrente iônica (elétrica),        feita diretamente entre as células por meio das junções GAP (transmite íons entre os neurônios, tem os poros alinhados e a presença de canais entre as membranas) e não tem modulação.

Os dois tipos de sinapse pode ocorrer pelos:

        Axo-dentrito (entre axônio e dentrito);

        Axo-axônica (dois axônios trocam informações);

        Dentro-dentritica (dois dentritos trocam informações);

        Axo-somática (axônia entra em contato com o órgão).

  1. O que neurotransmissor?

Neurotransmissor é uma substância química que é capaz de conduzir e transmitir uma informação de um neurônio a outro, comunicação chamada de sinapse.

Os neurônios funcionam através de disparos elétricos, para transmitir um impulso elétrico em uma informação química, para que as células consigam se comunicar, o neurônio produz e utiliza os neurotransmissores.

Tipos de neurotransmissores:

        Aminoácidos: Acido-gama-amino-butirico (GABA), Glutamato (Glu), Glicina (Gly), Aspartato (Asp);

        Aminas: Acetilcolina (Ach), Adrenalina, Noradrenalina, Dopamina (DA), Serotonina (5-HT), Histamina;

        Purinas: Adenosina, Trifosfato de adenosina (ATP);

        Gases: NO e CO.

Os aminoácidos podem ser excitatórios, que aceleram determinadas funções do cérebro por exemplo é o glutamato, ou os que fazem o contrário, os inibitórios, como ácido gama amino butírico o GABA, que diminuem a atividade de alguns sistemas. É ideal que ocorra um equilíbrio entre os aminoácidos, principalmente entre o GABA e o glutamato, para que haja um correto grau de excitabilidade, de disparo dos neurônios, para não disparar demais nem de menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com