TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Fisiopatologia

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

                                Atividade de fisiopatologia

Assim como observado com os inibidores da enzima conversora da angiotensina, a losartana e outros antagonistas da angiotensina são aparentemente menos efetivos na redução da pressão sanguínea em pacientes negros, possivelmente devido a uma maior prevalência de baixo nível de renina nessa população.

Exemplas: candesartana (Blopress® ), irbesartana (Aprovel® ), losartana (Cozaar® ), olmesartana (Benicar® ), telmisartana (Micardis® ) evalsartana (Diovan® ).

  • O valor plasmático de renina está baixo, levando em consideração o valor de referência.
  • A pressão arterial se apresentou alta.
  • Mais comum em homens, negro e idosos
  • Possui estresse oxidativo, maior concentração plasmática de prostaglandina: F2-isoprostano
  • Formula da pressão: PA = DC x RVP.
  • Debito cardíaco: resultante do volume sistólico (VS) x frequência cardíaca (FV).
  • O volume sistólico, é a quantidade de sangue expelido pelo ventrículo na contração.
  • Resistência periférica: é a vasocontratilidade, depende das fibras musculares, diástole.

Cálculo da frequência cardíaca =

  1.  150bpm

Caso clinico 1

  1. A farmacotérapia está errada.
  2. Quando o paciente é idoso, a pressão sistólica se aumenta, aumenta também a rigidez arterial, que é um fenômeno caracterizado pela diminuição da complacência (distensibilidade) das grandes artérias que ocorre com o envelhecimento.

Perda da elasticidade ou disfunção endotelial. (elastina) (excesso de radicais livre – estresse oxidativo) (prostaglandina) (encurtamento dos telômeros -  extremidade do cromossomo)

  1. A pressão não está sendo controlada pelo medicamento. Sensibilidade ao sódio
  2. Laudo

O paciente HB, atendido no Hospital Dr.Carlos Macieira relatou ser hipertenso e fazer uso de medicamento para baixar a pressão, entretanto descreveu que sua pressão arterial ficava constantemente elevada. Ao analisar a sua farmacoterapia, não compreendi a escolha do fármaco. O paciente HB por ser negro não deveria fazer uso de medicamentos que inibem a angiotensina 2, pois o mesmo apresentar baixa produção de renina, assim diminuindo o efeito terapêutico nesse paciente. Pedi que fizesse o teste da atividade plasmática de renina, que segue em anexo para sua análise na avaliação da troca da farmacoterapia.

Paciente de 35 anos, usando losartana

  • Teste de atividade plasmática de renina = elevada
  • Medida do volume sistólico de ejeção (fração de ejeção do ventrículo esquerdo) = elevada.
  • Quando o volume sistólico está elevado, aumenta a contratilidade, o que é chamado de efeito inotrópico positivo.
  • São drogas que aumentam a força de contração do coração, por isso são usadas apenas para insuficiência cardíaca sistólica, onde a força de contração dos ventrículos cardíacos (principalmente o esquerdo) é ineficiente, diminuindo a fração de ejeção sanguínea
  • Pode ser taquicardia, para isso deve usar medicamento com bloqueadores dos canais de cálcio, com amlodipina, verapamil.
  • Ou B – bloqueadores.
  • A causa talvez seja decorrente de excessivo estímulo ao sistema nervoso simpático no miocárdio

Caso clinico 2

  1. A farmacoterapia está errada.
  2. Apresenta uma síndrome com Debito Cardíaco elevado e Resistência Vascular Periférica reduzida, algumas vezes chamada de hipertensão hiperdinâmica.

Muitos desses indivíduos têm taquicardia de repouso, enquanto outros têm aumento da PA sistólica e elevado stroke volume.

  1. Que o paciente está com o volume sistólico elevado, ou seja, mais sangue está sendo bombeado
  2. Laudo

O paciente HB, atendido no Hospital Dr. Carlos Macieira relatou ser hipertenso e fazer uso de anti-hipertensivo, entretanto o medicamento não está causando o efeito desejado. Ao analisar a sua farmacoterapia, não compreendi a escolha do fármaco para o paciente com o perfil jovem. Solicitei o exame para medir o volume sistólico de ejeção do ventrículo esquerdo, como resultado apresentou um valor elevado. Quando o volume sistólico está elevado, aumenta também a contratilidade do miocárdio, o que é chamado de efeito inotrópico positivo. A sugestiva é que haja uma revisão ou troca por uma farmacoterapia adequada. O exame segue em anexo para análise.

  • Paciente SEFS, masculino, 36 anos, atendido na Farmácia Comunitária, vegetariano, solicitando sulfato ferroso, pois tinha anemia.

Caso clinico 3

  1.  O paciente possui anemia megaloblástica em decorrência do seu estilo de vida. Pessoas vegetarianas possuem carência de vitamina B12.
  2. VCM: Macrocítica.

HCM: Hipercrômica, com coloração escura.

RDW: Alto, maior heterogeneidade.

CHCM: Normocrômica.

  1. A terapia não está de acordo.
  2. O sulfato ferroso não será dispensado por que a anemia do paciente não é ferropriva.
  3. Laudo

O paciente SEFS, atendido na Farmácia Comunitária solicitou a dispensação de Sulfato ferroso, prescrito pelo médico. Ao analisar o seu hemograma, não compreendi a escolha do fármaco para o paciente. Quando o mesmo relatou ser vegetariano e não fazer nenhum tipo de reposição de nutrientes essências, que são encontrados na carne como a Cobalanima (vit. B12), necessária à eritropoiese. O que deveria ter sido utilizado como critério para a escolha do medicamento. A sugestiva é que haja uma revisão ou troca por uma farmacoterapia adequada. Pois o hemograma do paciente indica que seja uma anemia megaloblástica, que é melhor tratada com a reposição da vit. B12.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com