TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Molecular

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE FARMÁCIA

DISCIPLINA DE BIOLOGIA MOLECULAR

PROFESSORA MICHELLE FRAGA

ACADÊMICA ANA CAROLINA GOLDENBERG

SEMINÁRIO DE TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR

Objetivo – pesquisar em artigo científico uma das técnicas de biologia molecular vista em aula utilizada para fins de diagnóstico de alguma enfermidade (câncer, doenças genéticas, doenças infecciosas, etc.).

  1. A partir do artigo escolhido e postado sobre MICROARRANJO (Microarray Profiling and Co-Expression Network Analysis of Circulating lncRNAs and mRNAs Associated with Major Depressive Disorder) realizar uma resenha de no máximo 2 páginas e desenhar um ESQUEMA COMPLETO (DESENHO ESQUEMÁTICO) das etapas para execução desta técnica.

O transtorno depressivo maior (TDM) é um dos mais comuns transtornos psiquiátricos, afeta 10 a 15% da população em geral com altos níveis de morbidade, incapacidade e mortalidade. Os fatores como a herança genética tem cerca de 40% enquanto outros fatores que são desconhecidos tem cerca de 60% dos casos, ou seja, o transtorno depressivo maior é multifatorial.

Sabe-se que o somatório de um evento ambiental com uma experiência comportamental pode levar a Alterações Epigenéticas que, dentre elas, as mais comuns são: Metilação do DNA, Remodelação cromossômica de ncRNAs e Modificação de Histonas. Essas alterações podem moldar a plasticidade e a função neuronal contribuindo assim para o desenvolvimento da depressão.

Os lncRNA são resultado da transcrição de genoma eucarioto, são eles que regulam a expressão genica de genes codificadores de proteína e por mecanismo de ação associados a proteínas, a analise destes lncRNAs pode ajudar a prever o seus papeis funcionais no desenvolvimento de TDM. 

Três lncRNAs foram
identificados como potenciais fatores regulatórios no Transtorno Depressivo Maior

No estudo foram construídas redes de co-expressão gênica para identificar interações entre genes e lncRNAs. As redes foram construídas de acordo com a intensidade do sinal normalizado de genes individuais. Os resultados sugerem envolvimento do lncRNA, o que pode contribuir para a patogênese molecular do TDM através da regulação da expressão gênica.

A desregulação de RNAs não codificadores e/ou uma resposta de RNA não codificante alterada sugere que desempenham um papel crítico na etiologia e fisiopatologia do TDM através dos processos de sinapses plasticidade, neurogênese e respostas ao estresse. O TDM, assim como a doença de Alzheimer, doença de Huntington, doença de Parkinson e o alcoolismo estão relacionados com o neurodesenvolvimento.

Concluem que a detecção de lncRNAs circulantes no sangue periférico não só representa uma nova camada de complexidade na arquitetura molecular do TDM, mas também revela a potencial para usá-los como marcadores de diagnóstico e alvos. Porém para conseguir tal feito, necessita-se de mais estudos.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (131.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com