TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia Descritiva

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia

Disciplina de Epidemiologia Descritiva

Profa. Mábia Bastos

Orientações para a construção do relatório do inquérito antropométrico (tarefa individual)

A nota atribuída a este trabalho está prevista no plano de ensino e comporá a menção final

O objetivo deste relatório é o proporcionar ao estudante a oportunidade de sistematizar seus aprendizados

de todas as etapas para a realização do inquérito antropométrico. Desse modo, espera-se uma construção

integrada da compreensão de todos os componentes que foram necessários para a concretização do

inquérito até chegar à análise dos dados e possíveis intervenções que devem ser feitas pelos setores

competentes das áreas da saúde e da educação.

1) Definir inquérito epidemiológico e inquérito antropométrico. Indicar as fontes consultadas. (1,0)

Inquérito epidemiológico: Levantamento epidemiológico feito por meio de coleta ocasional de dados, quase sempre por amostragem, que fornece dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores em uma determinada comunidade. (portal ses)

Inquérito antropométrico:Reunião das ações e coleta de inúmeros dados, fazendo a mensuração dos valores antropométricos em comparação com a idade. Devem ser colhidas informações sobre peso/idade, estatura/idade e peso/estatura.

2) Descrever o objetivo do inquérito antropométrico realizado, relacionando-o com o conceito de epidemiologia. Considerar a definição de epidemiologia de Rouquayrol e Goldbaum: “Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação de ações de saúde”. (1,0)

O objetivo do inquérito era demonstrar e dar uma devolutiva para a instituição de como as crianças daquele local estava em relação ao peso e estatura, que pode demonstrar possíveis enfermidades relacionadas a essas vertentes, o que está totalmente relacionado ao conceito de epidemiologia e mais focado na parte " analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades".

3) Relatar e comentar as diversas etapas do inquérito antropométrico realizado: (6,0)

O trabalho foi feito em diversas etapas, a primeira foi solucionar uma problemática que era encontrar uma instituição aberta ao sábado, após isso tivemos que entrar em contato para ver a disponibilidade até encontrar definitivamente esta instituição, após encontrada foi pedido uma lista das crianças para que podessemos tomar conhecimento do número de crianças, idade, para que podéssemos formular uma planilha para melhor organização no dia do inquérito, depois dividimos os integrantes de cada grupo e conversamos sobre estratégias de entreternimento e divisão de tarefas, quando chegou o dia nos encontramos e fomos para a instituição, ao chegar reunimos as crianças e fomos aos poucos chamando as crianças, organizando a fila enquanto outros brincavam, fizemos as medições em cada criança, utilizamos uma estratégia de desenhar na mão da criança para que podéssemos ter o controle, após serem coletados os dados de todas as crianças conversamos um pouco com a responsável pela instituição e retiramos algumas dúvidas e curiosidades e conversamos também com as crianças, e depois finalizamos o inquérito nutricional e retornamos para a univeridade, guardamos os equipamentos e finalizamos completamente este dia.

Planejamento (contatos feitos pelos professores da disciplina de Epidemiologia da FCE com as ecolas, Associação dos Catadores da Estrutural ou Abrigo Lar de São José). Descrever as facilidades e dificuldades encontradas. (0,5)

 Foi muito complicado achar intituições pelo fato da aula ser no sábado, a professora Mábia pesquisou diversas instituições e encontrou a associação dos catadores da estrutural e pensou as estratégias para ser possível o encaixe com a agenda da associação e do plano de ensino. Eu pesquisei bastante e tentei achar uma instituição próxima da universidade para que podesse ser mais fácil a locomoção e que tivesse crianças dentro da faixa etária do inquérito, entrei em contato com diversas instituições até encontrar o Abrigo Lar de São José e encontramos estratégias para ser possivel visitar os dois locais.

3.1. Questões éticas (aspectos discutidos em sala de aula e observados em campo). (0,5)

Divisão de meninos e meninas para não causar desconforto nas crianças ou responsáveis, não demonstrar desconforto com odores que são comuns, respeitar a opção da criança de participar ou não o inquérito, não divulgar os dados dessa criança, ter um espaço apenas para as medições para que as crianças não se sentissem acoadas caso esteja com sobre peso ou algo que podesse causar desconforto em relação as outras crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com