TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Vacinação

Por:   •  15/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução: Muito se discute na atualidade sobre vacinação e imunização, para algumas pessoas especificamente em questão e até mesmo uma grande dor de cabeça pelo fato de se sentirem com medo, aquele famoso “frio na barriga”, existem muitos tabus a respeito causando uma insegurança na sociedade sobre isso, entretanto se vacinar e se auto imunizar e um ponto de vista que deve ser reavaliado, pois é importante que estejamos sempre em alerta na informações nas notícias atuais e do mundo, com o avanço de algumas epidemias por exemplo o sarampo, temos que ficar atentos e nos vacinarmos para evitarmos problemas de saúde graves, quando falamos em vacinar fazemos certos questionamentos. Objetivo: Graças ao avanço de grandes estudiosos de diversas áreas da saúde, podemos então concluir que o objetivo geral e estabelecer uma aprofundada contextualização na visão que sem tem sobre a vacina e imunização na sociedade atual de forma abrangente com a meta de entregar aos leitores a total clareza do tema abordado como um meio muito importante de prevenção e controle de doenças. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa que tem por finalidade reunir e sintetizar os resultados de pesquisas realizadas sobre a temática” A importância da vacinação e imunização como método de prevenção”. Resultados: Abordamos esse assunto como base para informar a população da importância da vacinação e de se auto imunizar. Conclusão: Pelas observações dos aspectos analisados fica claro o quanto a vacinação e um dos métodos de grande inovação e um meio importante para se auto imunizar, neste trabalho acadêmico e possível analisar com clareza e entender que as vacinas devem ser tratadas por todos como algo extremamente importante.

Descritores: Vacinas, Vacinação, Programas de Imunização, Antivacina, Movimento antivacina.

DIAGNÓSTICO:

Ao escolherem não se vacinar e não vacinar os filhos as pessoas estão pondo em risco não só as suas vidas, mas também a vida de outras pessoas já que podem acabar contraindo doenças previníveis fazendo com que a doença se dissemine.

Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.

JUSTIFICATIVA

Ao logo da dissertação podemos ver que o objetivo do projeto é orientar as pessoas sobre a importância da vacinação e que o ato de imunizar é uma proteção imunológica importante que o nosso corpo terá como resposta a uma determinada enfermidade, assim então prevenir que doenças que já foram erradicadas voltem a nos atingir como tem sido nos dia atuais, então escolhemos falar sobre esse tema para passar para as pessoas a importância da vacinação e imunização.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O Programa Nacional de Imunização foi criado em 1973. Esse programa foi criado com o objetivo de controlar doenças previníveis por imunização. (JOISA, Ingrid et al.¹) A vacinação em massa que foi criada no século XX, permitiu reduzir e até mesmo erradicar o número que doenças como varíola e poliomielite, o sucesso das campanhas de vacinação anulou as consequências das doenças gen eralizadas do passado. (VIEGAS et al. ²)

Nesse período vários países criaram e desenvolveram programas nacionais de saúde, o que evitou muitas mortes, principalmente de crianças. Um exemplo de que pode ser citado é a Poliomielite, desde 1988 a incidência da doença caiu mais de 99% no mundo inteiro, no Brasil a doença foi eliminada em 1994 e nos demais países da América foi eliminada em 1991. Em 1999 o poliovírus 2 foi erradicado e o poliovírus 3 não tem sido notificado desde 2012. Um outro exemplo do sucesso da vacinação nas políticas de eliminação e controle é o caso do Sarampo que foi eliminado do continente Americano em 2016. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) no início dos anos 80 o número de casos de Sarampo no mundo chegou a mais de 4 milhões por ano e após o aumento da cobertura vacinal para 90% os casos diminuíram para 170 mil em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com