TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MICROBIOLOGIA

Por:   •  2/4/2017  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[pic 1]

MICROBIOLOGIA

[pic 2]

ANNA CAROLINA AMADOR

PROBIÓTICOS

CANOAS, MARÇO DE 2017

O termo probiótico de origem grega significa “para a vida”. Os probióticos são organismos vivos que, quando ingeridos em concentrações adequadas, afetam beneficamente a saúde do consumidor.

Os probióticos são úteis para prevenção de diarreia causadas por antibióticos e rotavírus. Atualmente também são utilizados em doenças atópicas, auto imunes e câncer.

Para que o probiótico seja benéfico, é necessário estar viável quando consumido, permanecer vivo após contato com sugo gástrico e bile, aderir a mucosa intestinal e competir com microorganismos patogênicos promovendo sua ação satisfatória na modulação de inflamação e imunidade.

Alguns fatores influenciam na colonização intestinal bacteriana, tais como: o tipo de parto ao nascer, a qualidade da dieta (leite materno ou de vaca) e a permanência no ambiente hospitalar. Tanto o parto normal quanto o leite materno tem benefícios significativos para a produção da flora bacteriana.

Lactobacilos e bifidobactérias produzem compostos orgânicos que  aumentam a acidez intestinal, e substâncias denominadas bacteriocinas, que auxiliam na destruição de microorganismos indesejáveis inibindo proliferação bacteriana e o dano ao epitélio intestinal.

Ele também são capazes de promover lise de proteínas com potencial alergênico no trato gastrintestinal. Esse processo contribui para a redução alergenicidade das proteínas, minimizando o risco de alergia alimentar.

Os probióticos podem reforçar as junções intercelulares no trato gastrointestinal, deixando o intestino menos vazado. Suplementos microbianos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, isso é a cultura probiótica.

A flora intestinal depende de hábitos dietéticos do indivíduo. O uso de antibióticos pode alterar a microflora trazendo distúrbios como diarreia, síndromes má-absortivas, constipação e infecções.

No indivíduo com sua microbiota já estabelecida, a influência dos probióticos limita-se, em geral, ao período em que são empregados. Desta forma, para que a microbiota da pessoa seja transformada é necessário o uso de probióticos durante períodos infindáveis.

A microbiota intestinal é um ecossistema complexo e varia de acordo com a dieta de cada indivíduo. A indústria alimentícia tem produzido suplementos nutricionais comercializados em supermercados. As pesquisas com esse tipo de alimento são escassas, sobretudo em relação ao uso de probióticos na fase de alimentação complementar do lactente, embora eles sejam utilizados mundialmente.

É importante que estudos e pesquisas sejam realizados para ampla divulgação destes métodos terapêuticos, pois os probióticos são microrganismos que promovem melhorias a saúde de quem os utiliza, bem como promovem a prevenção de inúmeras doenças inclusive o câncer.

Dessa forma deve-se  pensar no uso de suplementos tanto com baixas quantidades de microrganismos, bem como doses mais elevadas com objetivo terapêutico, prescrito por médico especializado.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com