TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metaplasia

Por:   •  11/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  1.155 Visualizações

Página 1 de 3

Metaplasia

Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal) é substituído por outro tipo celular. Ela representa uma substituição adaptativa de células sensíveis ao estresse por tipos celulares mais capazes de suportar o ambiente agressivo. Em termos genômicos, metaplasia resulta da inativação de alguns genes e desrepreção de outros.  .

Em principio metaplasia resulta de irritações persistentes que levam ao surgimento de um tecido mais resistente. No entanto, o tecido metaplásico pode resultar em menor proteção ao individuo: na metaplasia escamosa da arvore brônquica no tabagismo, por exemplo, a prejuízo na síntese de muco e desaparecimento dos cílios, ambos importantes como defesa do organismo. A deficiência de vitamina A (acido retinoico) induz metaplasia escamosa no epitélio respiratório. Em todos esses exemplos , o epitélio escamoso estratificado mais resistente é capaz de sobreviver sob circunstancias nas quais o epitélio colunar especializado mais frágil teria sucumbido.

As possíveis causas para o surgimento de metaplasia estão ligadas á agressões mecânicas , irritação por calor prolongado, irritação química persistente e inflamações crônicas.

Os tipos mais comuns de metaplasia são:

Metaplasia Escamosa:

  • Transformação de epitélio estratificado pavimentoso não ceratinizado em epitélio ceratinizado. É o que ocorre no epitélio da boca ou do esôfago em conseqüência de irritação prolongada. É conhecida clinicamente como leucoplasia                  , termo que é usado para indicar lesões que se apresentam como placas ou manchas brancacentas localizadas em mucosas (colo uterino, oral etc.).
  • epitélio pseudoestratificado ciliado em epitélio estratificado pavimentoso, ceratinizado ou não. Como exemplo temos a metaplasia brônquica secundaria a agressão persistente, cujo protótipo é o tabagismo;
  • epitélio mucossecretor em epitélio estratificado pavimentoso , com ou sem ceratinização. Aparece tipicamente no epitélio endocervical, que se transforma em epitélio escamoso do tipo ectocervical;

Metaplasia Intestinal:

  • epitélio gladular seroso em epitélio mucíparo, como acontece na metaplasia intestinal da mucosa gástrica. Por exemplo no refluxo gastro-esofágico, há transformação do epitélio do esôfago  em epitélio intestinal, denominado clinicamente esôfago de Barrett. O pH do conteúdo gástrico é ácido e vai para o esôfago, fazendo com que o epitélio do esôfago se transforme em epitélio semelhante ao do intestino.

Metaplasia Mesenquimal :

  • metaplasia cartilaginosa: tecido conjuntivo em tecido cartilaginoso ou ósseo;  Por exemplo a formação de osso no músculo , designada miosite ossificante ocorre ocasionalmente após uma hemorragia intramuscular.
  • Metaplasia Óssea: tecido cartilaginoso em tecido ósseo.

A metaplasia não resulta de uma alteração no fenótipo de um tipo celular já diferenciado; em vez disso, ela é resultado de uma reprogramação de células-tronco que sabidamente existem em  tecidos normais ou de células mesenquimais indiferenciadas presentes no tecido conjuntivo. Em uma alteração metaplásica, essas células precursoras diferenciam-se ao longo de uma nova via. A diferenciação de células-tronco para uma linhagem particular é causado por sinais gerados por citosina, fatores de crescimento e componentes da matriz extracelular no ambiente das células. Esses estímulos externos promovem a expressão de genes que direcionam a célula para uma via especifica de diferenciação. No caso da deficiência ou excesso de vitamina A, sabe-se que o acido retinoico regula diretamente a transcrição do gene através de receptores retinoides nucleares, os quais podem influenciar a diferenciação de progenitores derivados de células-tronco no tecido. Desconhece-se como outros estímulos externos causam metaplasia, mas é claro que, de algum modo, eles também alteram a atividade dos fatores de transcrição que regulam a diferenciação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (278.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com