TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metaplasia hepatica

Por:   •  10/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 7

NEOPLASIA HEPATICA: METODOS POR DIAGNOSTICO POR IMAGEM

Departamentos de Cirurgia pâncreas, 2Pet / CT Center, Hospital da Faculdade de Medicina da Universidade de Zhejiang, China Recebido 26 de julho de 2014.

 Objetivo: Nós relatamos o caso de um paciente do sexo masculino de 59 anos de idade que se apresentou com lesões ocupando espaço no pâncreas e fígado sugestivos de câncer pancreático metastático.

Resultados: PET / CT de imagem mostrou uma massa de tecido mole com limites indistintos na cabeça do pâncreas. Uma sombra menos densa também foi encontrada no lobo esquerdo do fígado com um contorno indistinto. TC revelou uma massa reforço na cabeça do pâncreas em imagens fase arterial, bem como um foco levemente reforço no lóbulo esquerdo do fígado. O paciente foi diagnosticado com uma lesão ocupando espaço do processo uncinado do pâncreas sugestivos de câncer de pâncreas com metástase para o fígado. No entanto, os marcadores tumorais séricos foram normais. Patologia pós-operatória foi consistente com pancreatite crónica e esquistossomose idade hepática associada com inflamação granulomatosa do fígado.

Conclusão: Este caso de pancreatite formadores de massa e inflamação granulomatosa na esquistossomose hepática velha imitou câncer pancreático metastático em PET / CT.

Palavras-chave: carcinoma do pâncreas, pancreatite formadores de massa, PET / CT, granulomatosas, metástase hepática, schistosome.

Introdução: Aqui, nós apresentamos um caso de pancreatite formadores de massa com resultados falsos positivos em CT, MRI, CPRE, EUA, e PET / CT sugestivos de câncer de pâncreas.

RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino de 59 anos de idade, foi admitido no hospital por causa de urina escura por mais de 10 dias e foi encontrado para ter lesões ocupando espaço no pâncreas e fígado. Seu histórico médico / cirúrgico mostrou um surto de esquistossomose hepática 30 anos anteriormente e cirurgia de próstata em setembro de 2009. Ao exame físico, icterícia da esclera, mas sem icterícia significativa da pele, foi anotada. O abdome era suave, e uma cicatriz cirúrgica, cerca de 15 cm de comprimento, foi visto na parte inferior do abdômen, mas não houve ternura rebote. Sem massa óbvia, sinal de Murphy foi negativa. Ultra-sonografia abdominal mostrou doença hepática difusa com muitas lesões hipoecóicas em todo o fígado, e uma lesão ocupando espaço no lóbulo esquerdo do fígado sugestiva de metástase. A lesão ocupando espaço também foi observado na cabeça do pâncreas e do ducto biliar comum foi um pouco dilatado, o que sugere o câncer de pâncreas. Uma varredura de CT pré-operatória mostrou uma massa no processo do pâncreas, o que aprimorou na imagem latente fase arterial, bem como um adicional levemente aumentando o foco de baixa densidade (Figura 1) no segmento medial esquerdo do fígado e cistos hepáticos certas. No fígado à esquerda, outro ramo do ducto biliar foi encontrado para entrar no ducto hepático comum em uma posição baixa, e o segmento inferior do ducto biliar comum foi diluído e bico-como ao entrar no duodeno. O ducto pancreático apareceu parcialmente diluído na região da cabeça do pâncreas. De corpo inteiro FDG PET / CT de imagem mostrou uma massa de tecido mole com a indefinição de fronteiras na cabeça do pâncreas. A massa medida em TC, com um máximo de 4,39 SUV (Figura 2) em PET. Nenhuma anormalidade foi observada no corpo ou cauda do pâncreas, e sem dilatação significativa no ducto pancreático. Havia uma lesão de baixa densidade com limites pouco claras no lobo esquerdo do fígado SUV (Figura 3) em PET. Foram múltiplas lesões císticas de baixa densidade dentro do fígado, o maior medindo 1,25 cm. Sem adenopatias foi visto no retroperitônio.

O nosso diagnóstico inicial foi de cancro pancreático provável no processo uncinado do pâncreas com metástase no lobo esquerdo do fígado. Após discussão, decidimos realizar uma biópsia para obter um diagnóstico mais preciso antes de decidir sobre uma estratégia de tratamento. No entanto, o paciente recusou-se biópsia e solicitou tratamento cirúrgico imediato. Portanto, realizamos Duodenopancreatectomia juntamente com reconstrução e hepatectomia esquerda em agosto de 2010 sob anestesia geral. Sonografia intra operatória sugeriram ainda um tumor maligno na cabeça do pâncreas com metástase no lobo esquerdo do fígado. Durante a cirurgia, uma massa dura foi excisada do segmento esquerdo do fígado. Uma massa dura foi também removido a partir do processo uncinado do pâncreas.  Nenhuma lesão ocupando espaço significativo foi encontrado em qualquer outro órgão na cavidade abdominal ou pélvica, e não havia ascite. O exame patológico da vesícula biliar, que foi retirado durante o procedimento, mostrou alterações inflamatórias crônicas. Nenhuma mudança foi encontrada a partir do colo da vesícula biliar ou nos quatro nódulos linfáticos colhidos a partir da região de portal hepática. O relatório final patologia era compatível com colecistite crônica sem alterações metastáticos nos nódulos linfáticos da região portal hepática. O exame patológico da massa colhida a partir do pâncreas, durante o procedimento foi consistente com pancreatite crónica associada com proliferação significativa de tecido fibroso.  Em microscopia, de massa de fígado mostrou proliferação nodular do tecido fibroso, a infiltração de linfócitos e células de plasma, e a deposição de ovos de esquistossoma. Estes resultados foram compatíveis com esquistossomose hepática velho associada com inflamação granulomatosa (Figura 4).

Discussão: O câncer de pâncreas cresce de forma relativamente rápida, com freqüentes metástase cedo. A maioria dos pacientes estão em fase tardia da doença quando diagnosticada. As diversas manifestações clínicas de cancro do pâncreas estão relacionados com a localização do tumor, estádio da doença, a relação com os tecidos periféricos, e a presença ou ausência de metástases. A chave para melhorar os resultados terapêuticos é o diagnóstico precoce. No entanto, não há sintomas típicos de estádios iniciais, que tornam o diagnóstico difícil. Embora marcadores tumorais podem orientar a terapia, eles carecem de especificidade. Técnicas de imagem, incluindo tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-som endoscópico, CPRE, CPRM e punção aspirativa por agulha fina (PAAF) são essenciais para o diagnóstico preciso e terapêutica. Entre eles, CT é a técnica mais utilizada para o diagnóstico de câncer de pâncreas e para avaliação pré-operatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (250.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com