TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metaplasia escamosa e cervicite crônica com evolução para displasia.

Por:   •  21/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

1. Identificar o processo patológico (nomear).

metaplasia escamosa e cervicite crônica com evolução para displasia.

2. Citar a causa mais provável ou as possíveis causas que levaram ao desenvolvimento da doença (etiologia) – relacionado ao caso clínico proposto.

A causa mais provável para mucosa endocervical exposta são as várias gestações com partos normais. A da displasia é o HPV (papiloma vírus), conforme a idade vai passando para a mulher a lubrificação natural da vagina vai diminuindo e a relação sexual feita sem a devida lubrificação causa microfissuras, facilitando a entrada de microrganismos. E a da cervicite é a exposição a bactérias causadoras.

3. Definir a faixa etária e população alvo da referida patologia (se houver).

População alvo para todas patologias são as mulheres. HIV homens e mulheres jovens

A faixa etária para metaplasia escamosa (fisiológico) é no período da puberdade e após partos. Para cervicite a faixa etária geralmente é de 18 a 25 anos. E para displasia é de 35 a 50 anos (oncoguia.org.br) http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistica-para-cancer-de-colo-do-utero/6717/283/

4. Relacionar as possíveis causas e sintomas clínicos descritos com as alterações apresentadas (peça).

A mucosa endocervical exposta acontece quando o epitélio escamoso sai para fora substituindo o normal e é explicada pelo fato da paciente ser multigesta de partos normais. A eversão do colo do útero (devido às várias gestações), os cistos de Naboth (são formados devido ao acúmulo de muco causado pela obliteração de glândulas pelo epitélio metaplásico) e a hiperemia evidenciam a colpite de repetição (cervicite) que pode ser causada por alergia a algum produto íntimo, mas, no caso da paciente, provavelmente foi causada por uma IST (o aumento do PH durante a relação sexual, favorece a cervicite). O teste de iodo revela se há lesões no colo uterino, o da paciente deu negativo mostrando manchas brancas no colo uterino que significam lesões, isso é um indicador de HPV, então, essa é a provável IST dela. O HPV leva a displasia.

5. Descrever a patogenia – descrever os mecanismos pelo qual o processo patológico se desenvolveu até apresentar as alterações descritas.

METAPLASIA> benigna, é uma resposta adaptativa a uma lesão, é a conversão fenotípica das células basais de um tecido maduro e diferenciado em outro igualmente maduro e diferenciado de mesma origem, só que com características diferentes. O PH vaginal leva à metaplasia.

DISPLASIA> francamente maligna, é um crescimento desordenado das células. São várias alterações que incluem a perda da uniformidade das células individuais e de sua arquitetura normal. Ela é considerada uma lesão pré-cancerosa, potencialmente neoplásica. O papiloma vírus entra no epitélio através de microlesões e infecta as células basais imaturas do epitélio escamoso ou em células escamosas metaplásicas imaturas presentes na junção escamocolunar. Caso o HPV seja de alto risco ele desenvolve câncer, mas caso não for, e se diagnosticado precocemente, ele pode ser reversível quando retirado o estímulo agressivo.

CERVICITE>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com