TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Microbiologia e Imunologia Clínica

Por:   •  27/10/2021  •  Resenha  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

A1 – Microbiologia e Imunologia Clínica

Bruno Henriques Barroso e Priscilla da Silva Santos

Questão 1

a) A análise feita por meio do EAS é composta por diversos tipos de exames, porém, só é possível saber se há uma infecção através da análise da urocultura, que é possível fazer uma quantitativa de crescimento bacteriano.

b) Sim, a paciente possui infecção urinária. Com base nos dados fornecido no enunciado, a paciente apresentou a contagem superior de 100.000UFC/mL na análise feita na urocultura.

Avaliando as manifestações clínicas do paciente, o resultado de cultura cocos gram-positivos, catalase positiva, coagulase e manitol negativos e resistentes à novobiocina (β-lactâmicos), é possível identificar a presença de Staphylococcus spp.

Questão 2

a) Para realizar o controle de qualidade de escarro em cultura, é preciso pôr o material coletado numa lâmina e corá-lo pelo método de Gram e analisar no microscópico na objetiva de imersão (100x) pelo menos 10 campos.

O resultado pode ser interpretado como amostras adequadas e inadequadas. As adequadas possuem menor ou igual à 10 células epiteliais/campo e maior ou igual a 25 leucócitos/campo, já as amostras inadequadas possuem acima de 10 células epiteliais/campo e menor que 25 leucócitos/campo.

É possível notar que na amostra inadequada, o resultado mostra que há mais células epiteliais/campo e menos leucócitos/campo. Já na amostra adequada, há menos células epiteliais/campo e mais leucócitos/campo, isso quer dizer, que a maior concentração de leucócitos/campo indica que há uma infecção.

b) A descontaminação do escarro é realizada através do Método de Petroff, para realizar o processo é preciso pegar 5mL de amostra do escarro com 5mL de Hidróxido de Sódio a 2% e fazer a homogeneização e deixar em temperatura ambiente por 15 minutos e em seguida completar até 50mL com tampão fosfato. Prontamente, é preciso misturar por inversão e centrifugar por 3.000rpm por 15 minutos, depois despreza o sobrenadante e adiciona algumas gotas de vermelho de fenol. Posteriormente, deve se neutralizar o material (alcalino) com HCl até ficar neutro (amarelo). Por fim, ressuspende o sedimento em tampão fosfato e semeia nos meios de cultura.  

A finalidade do processo de descontaminação é homogeneizar a amostra clínica e eliminar microrganismo, porém preservando sempre as micobactérias.

Questão 3

a) Falso. A urina deve ser transportada ao laboratório até no máximo 2 horas após a coleta, com refrigeração para evitar resultados inesperados.

b) Falso. Quando uma cultura de urina apresenta a contagem igual ou superior de 100.000UFC/mL, pode-se dizer que o paciente está com infecção urinária.

c) Verdadeiro. Antes da coleta deve ser realizada a antissepsia da genitália com água e sabão, porém é necessário que não se deixe resíduos da antissepsia para não contaminar a amostra.

d) Falso. A Escherichia coli é o principal patógeno envolvido em infecções urinárias de pacientes internados, é muito comum pacientes internados obterem infecções causada por essa bactéria.

e) Verdadeiro. As infecções urinárias não tratadas podem causar complicações mais sérias, como insuficiência renal, pielonefrite e septicemia.

Questão 4

a) Correta, onde se classificam os agentes que não apresentam riscos para o manipulador, nem para a comunidade.

b) Correta, a Salmonella spp. é uma bactéria entérica responsável por graves intoxicações alimentares.

c) Errada, Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplo: Bacillus anthracis.

d) Correta, os agentes desta classe apresentam risco grave para o manipulador e para a comunidade, não existe tratamento e os riscos em caso de propagação são bastante graves.

e) Errada, os riscos biológicos são classificados como: risco 1, risco 2, risco 3 e risco 4. Sendo assim não existe risco 5.

Questão 5

a) Correta, é uma bactéria patogénica altamente infecciosa e frequentemente responsável por faringites. Esta espécie também pode provocar doenças mais graves como a escarlatina e a febre reumática.

b) Correta, O teste tem a finalidade de diferenciar S. pyogenes de outras cepas do grupo A ou de outras espécies com colônias β-hemolíticas PYR positivas.

O teste visa a identificação de cepas de S. agalactiae (grupo B). Estas cepas produzem o fator CAMP (Christie, Atkins e Munch-Petersen) que atua sinergicamente com a β-hemolisina produzida pelo Staphylococcus aureus em ágar sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com