TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia - Resumo Microbiologia e Imunologia

Por:   •  7/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Cristo Faculdade do Piauí

Disciplina: Microbiologia e Imunologia

Prof. Dr. Guilherme Lopes

Aluno: Antonia Ystefani Oliveira de     lima______________________________________

Estudo dirigido – Fungos de importância médica

  1. Quais as diferenças entre fungos e bactérias?

Os fungos se diferenciam das bacterias principalmente pelo tipo celular , fungos são eucariontes e podem ser unicelulares e multicelulares e as bacterias são Procariontes e unicelulares , a principal diferença entre essas é a presença   de organelas no citoplasma

  1. Como agem os fungos comensais? Eles podem fazer mal ao hospedeiro?

São fungos que vivem em uma intima relação com hospedeiro , mas no caso o fungo se beneficia e o hospedeiro não é beneficiado nem prejudicado , um exemplo de fungo comensal é a  doença candidiase vulvovaginal  que tem como provocador o fungo candida .

  1. O que são micotoxicoses, micoses e alergias causadas por fungos?

Micotoxicose é uma doença gerada pela ingestão de micotoxina, uma toxina produzida pela presennça de fungo no alimento, que pode causar danos severos a saúde. Micose são infecções causadas por fungos que atingem pele , unha e cabelos . Alergias é uma reacção anormal do organismo que responde de forma exagerada ao entrar em contacto com substâncias provenientes do exterio.

  1. Como ocorre o micetismo?

Ocorre pela  intoxicação ou envenenamento causado por uma ingestão de fungos macroscopicos toxigenos.

  1. Como as micoses estão classificadas.

Em micoses superficiais como Piedras, micoses cutâneas e subcutâneas como Micetomas, micoses sistêmicas como Histoplamose e micoses oportunistas como a candidiase .

  1. Descreva como acontece a exposição humana às micotoxinas.

Ocorre de forma direta pela ingestão de alimentos contaminados e de forma indireta pelo consumo de alimentos originados de animais previamente expostos a micotoxinas presente nas rações.

  1. Faça uma busca na internet e escreva um breve texto sobre:

Criptococose é uma micose contagiosa de natureza sistêmica, tendo como agente etiologico o fungo do genero Cryptococcus  ,  eles podem ser dividido em dois tipos neoformans e gatti, as vitimas dessa doença  tem como problema inicial as vias respiratorias , contendo infecção pulmonar , a disseminação da doença para outros sistemas  ou tecido se dá por via sanguinea , acometendo os lifonodos e atingindo o  sistema nervoso central .O grupo de risco é pessoas que possuem Aids , pessoas idosas e com problemas respiratorios , gatos  e caẽs. Os sintomas variam de acordo com a espécie acometida e são  relacionados ao trato respiratorio, tegumentar, neurologico , e oftalmico .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com