TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orientação Farmacêutica URM

Por:   •  6/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

Orientação farmáceutica.

 

 

   O profissional farmacêutico, é crucial no atendimento de pacientes, na precaução de doenças e manutenção da saúde, graças a seu facil acesso na sociedade.

   É o principal responsável na dispensação de medicamentos, por meio de seus conhecimentos farmacologicos, vem a orientar seu pacientes sobre o uso racional de medicamentos (URM) que é o processo que visa: A  prescrição apropriada, a disbonibilidade oportuna e à preços acessíveis, a dispensação em condições adequadas e o o consumo nas doses indicadas, nos intervalos definidos e em périodo de tempo de medicamentos indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade.  

   Esse processo é importante para evitar o uso não adequado de medicamentos como por exemplo: O uso de medicamentos sem idicação, uso frequente de antimicrobianos em posologia inadequada ou para infecções não bacterianas, o exessivo de injetáveis, quando há disponibilidade de formas farmacêuticas orais mais apropriadas, a prescrição em desacordo com diretrizes clínicas, a automedicação feita de forma inapropriada, frequente com medicamentos vendidos sob prescrição.

   De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 1985 apud OPAS, 2007), o URM acortece  no momento que o enfermo recebe medicamentos cabíveis de de situações clínicas, em doses e períodos adequados e à menor custo.

   A orientação do URM teve ser feita com linguagem de fácil entendimento para que garanta não só o uso mas também o armazenamento adequados, além de proibir a automedicação e o abandono do tratamento.

   O uso de medicamentos pode conter riscos a qualquer grupo de pessoas, mas é necessária maior atenção no tratamento de idosos, crianças, gestantes e lactantes.

   A lei n º 13.021/2014 que aborda o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas prova a aproximaçao entre o farmacêutico e o paciente, conforme descrito em:

   Art. 2º Entende-se por assistência farmacêutica o conjunto de ações e de serviços que visem a assegurar a assistência terapêutica integral e a promoção, a proteção e a recuperação da saúde nos estabelecimentos públicos e privados que desempenhem atividades farmacêuticas, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.    

     Podemos então concluir que, as orientações farmacêuticas quando realizadas de forma ética são de suma importância no tratamento de patologias, promovendo o uso mais profissional e ciêntifico dos medicamentos e prevenindo infecções pelo mau uso dos mesmos.  

FONTE:Manual-de-orientacao-ao-farmaceutico-dispensacao_versao-WEB.pdf (crfsp.org.br) 

 Visto em (05/05/2022)

FONTE: Módulo 2: Legislação sobre a Propaganda e a Prescrição de Antimicrobianos (anvisa.gov.br)

   Visto em (05/05/2022)

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com