TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Padronização de solução de Hidróxido de Sódio 0,1M com padrão primário

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Campus Gov. Valadares

Química Analítica IV

Prof. Jeferson Gomes

“Padronização de solução de Hidróxido de Sódio 0,1M com padrão primário”

Renan Félix

Sarah Ferreira Milholo

Thalisson Stolker

Vilsara Alves

Governador Valadares,

2017

  1. INTRODUÇÃO

Solução padrão é uma solução de concentração exatamente conhecida, que é indispensável para realizar análises volumétricas. Dessa forma, é a solução que será usada para comparação das concentrações. É valido salientar, que essa solução pode apresentar-se como padrão primário ou padrão secundário.

O Padrão primário é um composto com alto grau de pureza, um elevado peso molar e não atende o caráter higroscópio. É valido destacar que, por ser um reagente puro pode ser pesado e usado diretamente. O seu alto grau de pureza serve como referência na titulação e  a precisão do método é criticamente dependente das propriedades desde composto.

Por outro lado, o padrão secundário é um composto cuja pureza e a concentração pode ser estabelecida por análises químicas e também, servem como referência na titulação. Quando não há disponível um padrão primário usa-se uma solução de um reagente (padrão secundário) com concentração aproximada da desejada para titular uma massa conhecida de um padrão primário

Para realização da pratica em questão, PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NAOH) 0,1M COM PADRÃO PRIMÁRIO.,  foi feito o procedimento de titulação que é processo no qual uma solução padrão ou solução de referência é adicionada a uma solução que contém um soluto, que se deseja analisar, até que se complete a reação. O resultado final é determinado por um indicador.

  1. OBJETIVO

Padronizar uma solução de hidróxido de sódio (NAOH) 0,1 M.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais utilizados:

. Balança semi-analítica;

. Bureta de 25 mL;

. Erlenmeyers 125 mL;

. Béquer de 50 mL;

. Garra;

. Pêra;

. Proveta 25 mL; Espátula;

. Pipeta de Pasteur; Suporte Universal

Reagentes utilizados:

. Água destilada;

. Biftalato de potássio, seco previamente em  estufa  a  110°C por 1-2 horas;

. Fenolftaleína SI;

. Solução de NaOH

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Usou-se o biftalato de potássio seco em estufa a 110 °C por 1-2 horas. Pesou-se certa quantidade de biftalato (aproximadamente entre 0,20 a 0,25g) diretamente em um bequer que já havia sido tarado em balança semi-analítica, em seguido, anotou-se o valor da massa. Após isso, acrescentou-se ao bequer, com o biftalato, uma pequena quantidade de água destilada e agitou-se o frasco até a dissolução completa da substância. Em seguida, transferiu-se a solução para o erlenmeyer e completou-se com cerca de 15 ml de água destilada. Acrescentou-se 2 gotas de fenolftaleína SI (solução indicadora) ao erlenmeyer contendo a solução de biftalato. Verificou-se a limpeza da bureta e ambientou a mesma com a solução de NaOH, que será usada na titulação. Conferiu-se, ainda, se não há vazamento na bureta. Após, preencheu-se com a solução de NaOH, verificou- se se não havia bolhas e acertou-se o volume no zero. Colocou-se um fundo branco embaixo do erlenmeyer para facilitar a visualização do ponto de virada do indicador, iniciou-se a adição da solução de NaOH ao erlenmeyer, sob constante agitação. O aparecimento de uma leve coloração rosada na solução do erlenmeyer, que persistisse por mais de 30 segundos, indicou o final da titulação. Anotou-se o volume da solução de NaOH consumido. Esse volume será usado no cálculo da concentração. O procedimento foi realizado em duplicata.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para realizarmos a padronização, pesou-se em cada bequer uma quantidade de biftalato de potássio (entre 0,20g a 0,25g) e anotou-se a massa:

Erlenmeyer 1: 0,2019g e Erlenmeyer 2: 0,2018g

Pesado o valor do biftalato o mesmo foi dissolvido em um pouco de agua, completou a quantidade necessária de solução e iniciou-se a titulação. Com a bureta ambientada preencheu-se com 25ml de NaOH e iniciou-se o período de titulação. No 1° procedimento o volume utilizado de NaOH foi de 11,40ml, e no 2° experimento foi utilizado o volume de 10,30ml.

                  NaOH + HBif -> NaBif + H2O

Cálculo de concentração:

Erlenmeyer 1  = 8,6722 X 10^-5 ou 0,08672mol /l[pic 1]

Erlenmeyer 2  = 0,09593 mol/l[pic 2]

[pic 3]

Concentração Média = 0,09132 𝑀𝑜𝑙/𝐿

Encontrada a concentração da substância e a média entre os dois experimentos determinamos o fator de contribuição.

A solução previamente preparada possuía concentração de 0,1 mol/L, o ideal é que a solução que preparamos esteja nos com valores próximos ao da previamente preparada. A alta variação que foi obtido pode ser consequência de erro na preparação da solução, ou da agitação no momento da titulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com