TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA FUNDAMENTAL EXPERIMENTAL

Por:   •  4/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Curso Farmácia

Disciplina: Química Fundamental Experimental

 Determinação da Densidade

Resumo da Aula

Os materiais possuem propriedades químicas e físicas. As químicas se tratam-se de transformações e as físicas são divididas em extensiva ou intensiva.

A temperatura (t), a pressão (p), a cor e a densidade são intensivas, enquanto, a massa (m) e o volume (v) são extensivos e uma extensiva pode ser convertida em intensiva.

A pressão ou a densidade podem ser encontrados dividindo-se a massa (m) pelo seu volume (v), a massa deve ser medida em gramas (g) e o volume em centímetros cúbicos (cm3).

A densidade é uma característica específica das substâncias e está ligada à compressão e empacotamento. Ela é muito importante e pode ser utilizada para diferenciar um material puro de um impuro, já que a densidade dos materiais que não são puros é uma função da sua composição.

Alguns erros podem ser cometidos durante a determinação da densidade, como, a evaporação do líquido durante a pesagem, o frasco pode absorver a umidade ambiente durante pesagem, a variação de temperatura, a presença de bolhas durante a pipetagem, oscilações durante a pesagem, a gordura dos dedos pode ficar nas vidrarias ou nos metais, o erro de paralaxe e a ausência da medição de temperatura.

Experimento II

Situação 1: Em uma proveta de 50 mL, anotou-se o volume inicial, pesou-se a massa de metal em cada caso, e após adicionado o metal na proveta observou-se o volume final:

Tabela 1. Determinação de densidade de sólidos

Amostra

Cobre

Ferro de construção

Amostra Massa (g)

1,8 g

15,4 g

Volume Inicial (mL)

25 ml

25 ml

Volume final (mL)

25,2 ml

26,3 ml

Volume deslocado (mL)

0,2 ml

1,3 ml

Densidade (g/cm3)

9 g/cm3

11,84615 g/cm3

Erro %

1,124%

50,714%

O cobre é puro, porque a sua densidade está com apenas 1,124 % de erro, então pode ter acontecido algum erro na hora da medição. Contudo, o ferro não está puro, porque a sua densidade está longe da densidade aproximada de um ferro puro e deve ter a presença de aço em sua composição.

Situação 2: Pesou-se um béquer seco e anotou-se a massa. Pipetou-se um determinado volume de cada líquido, transferiu-se para o béquer previamente pesado e anotou-se a massa encontrada.

Tabela 2. Determinação de densidade de líquidos:

Amostra

Água torneira

Álcool etilico 92°

Amostra Massa (g)

26,15g

21,87g

Massa do líquido (mL)

26,15ml

21,87ml

Volume do líquido (mL)

25 ml

25 ml

Densidade (g/cm3)

1,046

0,8748

Erro %

4,6%

10,734%

A água de torneira não está pura, porque sua densidade está com erro de porcentagem alto, então, provavelmente há presença de outras substâncias nela como sais minerais ou substâncias como fluoreto, cloro, entre outras. O álcool etílico também não está puro, porque sua densidade também há uma porcentagem de erro alto, provavelmente deve ter a presença de água em sua composição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (450.1 Kb)   docx (439.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com