TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reatividade dos Metais

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES OSWALDO CRUZ- CURSO DE FARMÁCIA

LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL INORGÂNICA

JÚLIA DA SILVA MATHIAS- 4019108

KAWANY DE MELO PEDROSO CERDEIRA- 4019128

1ºFB

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO

Reatividade de metais

SÃO PAULO

2019

SUMÁRIO

  1. Introdução............................................................................................................03
  2. Objetivos..............................................................................................................04
  3. Resultados e Discussões......................................................................................05
  1. Experimento I..............................................................................................05
  2. Experimento II.............................................................................................05
  1. Magnésio...........................................................................................05
  2. Cobre.................................................................................................06
  3. Zinco.................................................................................................06
  1. Considerações Finais...........................................................................................08

Referências................................................................................................................09

Anexos.......................................................................................................................10

  1. Introdução

A reatividade dos metais está ligada à eletropositividade, isto é, a tendência que o metal possui de perder elétrons. Sendo assim, existe uma reação de simples troca ou oxirredução. Assim, uma forma de descobrir se uma reação de oxirredução ocorrerá é observar a reatividade dos metais. Se o metal vier acima do cátion do outro metal da reação, então a reação ocorrerá. Mas se o metal estiver abaixo do cátion, a reação não ocorrerá.

  1. Objetivos

Verificar experimentalmente a reatividade de alguns metais e o comportamento destes em soluções de íons metálicos.

  1. Resultados e Discussões
  1. Experimento I

Colocou-se uma amostra de Zinco metálico granular em um tubo de ensaio contendo ácido clorídrico 1,0 mol/L na capela e observou-se que ouve liberação de gás. No mesmo tubo introduziu-se  10 gotas de solução 0,1 mol/L de Cloreto de Mercúrio  e observou-se a liberação de gás, porém menos intensa. Separou-se  o amálgama formado e o transferiu para outro tubo de ensaio e adicionou-se  3 mL de solução de ácido clorídrico 1,0 mol/L ao amálgama formado e observou-se que ele se encontrou mais compacto do que quando foi adicionado a primeira vez ácido clorídrico.        

Colocar reação da amalgama        

  1. Experimento II

3.2.1 Magnésio

As reações de magnésio foram apenas teóricas.

 Em um tubo de ensaio, adicionou-se 2 mL solução de ácido clorídrico (HCl) ao magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca o hidrogênio e pelo potencial de redução a reação é espontânea.

Em tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de nitrato de prata (AgNO3) ao  magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca a prata e pelo potencial de redução a reação é espontânea.

Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de sulfato de zinco (ZnSO4) ao  magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca o zinco e pelo potencial de redução a reação é espontânea.

Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de sulfato de cobre (CuSO4) ao magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca o cobre e pelo potencial de redução a reação é espontânea.

3.2.2 Cobre

Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de ácido clorídrico (HCl) ao cobre sólido e observou-se que a reação não ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o cobre não desloca o hidrogênio, apenas o inverso. E pelo potencial de redução a reação não é espontânea.

Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de nitrato de prata (AgNO3) ao  cobre sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o cobre desloca a prata e pelo potencial de redução a reação é espontânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com