TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese da P-nitroanilina

Por:   •  19/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 2. p-nitroanilina – Marianna Matos
[pic 1]

1)

A reação é favorecida para que o ataque ocorra no átomo de carbono do anel aromático com maior densidade eletrônica, se no composto aromático em questão estiver presente algum substituinte, obtêm-se uma mistura de isômeros, dependendo do substituinte. Predomina-se o isômero cuja posição é favorecida pelo substituinte.
No caso da síntese da p-nitroacetanilida, na molécula de acetanilida temos o grupo substituinte NHOCH3, que é um grupo ativador de anel aromático, consequentemente a desativação do anel, esse grupo é o orto-para orientador; devido a orientação espacial deste grupo substituinte, a síntese da P- nitroacetanilida é favorecida em relação a síntese da O-nitroacetanilida. Logo, os grupos substituintes afetam tanto  reatividade quando a orientação nas substituições aromáticas eletrofílicas.
A posição orto/para é chamada de “ativador de anel aromático”. No entanto, apesar do grupo ser dirigente orto/para, a posição orto fica desfavorecida devido a repulsão entre os dois grupos – sendo então a posição para a mais favorecida.


2)
  Porque o ácido nítrico iria oxidar o anel aromático (anel benzênico), e esse processo faria com que o anel aromático fosse “destruído” durante a Nitração direta e faria com que a formação da p-nitroanilina fosse insatisfatória.


3) Os grupos protetores (GP) tem função tornar funções químicas presentes em uma determinada molécula inativa temporariamente para depois ser removida facilmente. Para ser um bom GP tem que: Ser facilmente introduzido e removido; ter baixo custo e ser disponível; apresentar estabilidade em diferentes condições e elaboração reacionais; apresentar estabilidade em diferentes técnicas de separação e purificação como cromatografia; ser seletivo e eficiente removidos sob específicas condições com excelentes rendimentos; ser não tóxicos. 


4) Outros mecanismos que podem ser propostos para a Nitração de compostos aromáticos são: Em fase condensada, as propostas de:
Ingold-Hughes, Olah, Schofield, Perrin e Kochi - sugerem que a Nitração aromática se processa com a formação de um íon arênio intermediário, responsável pela seletividade posicional em substratos aromáticos ativados ou desativados. Ao contrário da proposta de Ingold-Hughes, onde o íon arênio seria o único intermediário formado, as demais hipóteses propõem a formação de um intermediário inicial, cuja estrutura constituis e na principal divergência entre as diferentes propostas.


5) Em relação ao comportamento dos dois isômeros, o isômero orto tem o grupo nitro bem próximo do grupamento amino, fazendo assim, ponte de Hidrogênio, isso faz com que ele seja menos polar e interaja menos com as moléculas do meio comparado ao isômero para. Com base na cromatografia em camada delgada usando sílica em gel na fase estacionária e etanol na móvel, nós observaríamos que o isômero orto seria menos carreado do que o isômero para.

REFERÊNCIAS UTILIZADAS PARA CONSULTA:

CARDOSO, Sheila Pressentin; CARNEIRO, José Walkimar de Mesquita. Nitração aromática: substituição eletrofílica ou reação com transferência de elétrons? Quím. Nova,  São Paulo ,  v. 24, n. 3, p. 381-389,  June  2001.

MARCH, J.; Advanced Organic Chemistry. Reactions, Mechanisms, and Structure; Wiley-Interscience; New York, 1992.

SOLOMONS,  T. W. Graham;  FRYHLE,  Graig  B.  Química  orgânica.  8.ed.  Rio  de Janeiro:  LTC,  2005.  v.1

TAYLOR, R.; Electrophilic Aromatic Substitution, John Wiley; Chichester, 1990

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com