TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Toxicologia Aplicada a Farmácia

Por:   •  28/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Toxicologia Aplicada a Farmácia

Profa. Heline Soares

ATIVIDADE ESTRUTURADA 2

  1. Os inseticidas organoclorados (ex. DDT) são substâncias altamente lipossolúveis podendo ocorrer a contaminação de pessoas através do leite de vaca e seus produtos com estas substâncias. Explique por que ocorre a contaminação através do leite. Levando em consideração que o pH do leite é em torno de 6,6 que tipo de substância pode ficar retida neste compartimento? Explique.

Resposta: Ocorre a contaminação pelo sequestro iônico, pois depois de passar na membrana plasmática a substância ficou com carga. Ficam retidas as substâncias não ionizadas, as lipossolúveis, bases fracas não ionizadas e substâncias polares pequenas que atravessam a membrana por filtração (álcool, cafeína...)

 2- Discuta os dois parâmetros que determinam a distribuição de uma droga para os tecidos.

Resposta: Limitação da tx. de perfusão: difusão simples, equilíbrio dinâmico,  um           passa p o outro até acontecer o equilíbrio. (osmose)

Limitação da tx de permeabilidade: permeabilidade seletiva, tamanho de partícula (quanto menor, melhor), lipossolubilidade, grau de ionização

  1. Discuta a interação medicamentosa entre a fenilbutazona e a warfarina, sabendo que ambas as substâncias se ligam a proteínas plasmáticas em percentagem maior que 99%. Sabe-se que a fenilbutazona em experimentos de competição/afinidade de ligação é a substância que precipita e a Warfarina pode ser deslocada dos sítios de ligação.

Resposta: Substância não ligada  « » Substância livre

                      (Reservatório)                  Efeito – Tóxico e/ou terapêutico

                      Proteína Plasmática         Subst. Metabolizada

                                                                Excreção

- Para compensar a dose, baixar dose de Warfarina

 

4- A zoxazolamina é um relaxante muscular que é hidroxilado no fígado com formação de um produto inativo. Com base no gráfico abaixo discuta a interferência do fenobarbital e do 3,4 benzo(a)pireno na concentração do fármaco e nos seus efeitos.

Interferência do fenobarbital e do 3,4 benzo(a)pireno na biotransformação da zoxazolamina.

Resposta: Tanto o feno e o benzo são indutores, podendo gerar efeito tóxico com a biotransformação.

5- O manitol, sorbitol e a fenolftaleína são exemplos de catárticos. Explique os possíveis usos destas substâncias em um quadro de intoxicação.

Resposta: São substâncias laxantes, aceleram o trânsito intestinal, usado para aumentar o efeito ou associar com carvão ativado para evitar obstrução intestinal.

Manitol I.V. funciona como diurético osmótico.

  1. 6- O carvão ativado é produzido através da queima de polpa vegetal posteriormente exposta a vapor ácido, o que aumenta a sua superfície de contato cerca de 400 vezes. É utilizado por via oral ou sonda naso ou orogástrica. Estudos mostraram que a sua eficácia máxima é verificada se for administrado até cerca de uma hora após a ingestão do agente tóxico. Explique o uso do carvão ativado. Pode ser utilizado para qualquer substância? Explique o seu uso seriado.

È um adsorvente, dissolve subst.. q tem afinidade

Eliminado pelas fezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com