TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Velocidade de Hemossedimentação

Por:   •  30/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Relatório de Hematologia

Diego Veloso de Oliveira

Velocidade de Hemossedimentação (VHS)

Belém-PA

2018

Introdução

Este exame mede a velocidade da separação entre os glóbulos vermelhos e o plasma, que é a parte líquida do sangue, pela ação da gravidade. Assim, quando há um processo inflamatório na corrente sanguínea, são formadas proteínas que diminuem a viscosidade do sangue e aceleram a velocidade de hemossedimentação (VHS)

Objetivo

Verificar a presença de inflamação no organismo. Dependendo do nível do resultado, pode indicar desde uma simples gripe até inflamações mais sérias. O VHS não é um exame que diagnostica doenças, mas sugere a possibilidade de inflamação e, assim, a existência de algumas patologias. 

Materiais Usados

Material do Paciente

Pipetas

Peras de Borracha

Suporte próprio para VHS, com rolhas de borracha na base que serve de apoio às extremidades inferiores das pipetas e auxiliam na vedação

Relógio

Luvas

Procedimentos

Para fazer o exame VHS o jejum não é obrigatório e não é preciso nenhum outro cuidado especial. O termo VHS significa velocidade de hemossedimentação e sua medição é bem simples, sendo colhida uma amostra em um tubo em repouso e na vertical. Em seguida é verificada em uma hora a velocidade de precipitação dos glóbulos vermelhos.

Resultados

A velocidade de sedimentação das hemácias é influenciada pelos níveis de fibrinogênio, de imunoglobulinas e de outras proteínas de fase aguda, além de eventual anemia. Fatores como a idade, o sexo, a cor e o eventual uso de contraceptivos orais, penicilina e outras drogas, também podem influenciar no resultado do exame. Os valores do exame de VHS feitos no laboratório foram de 1hora 21mm\h.Os procedimentos e o acompanhamento do exame de hemossedimentação foram de suma importância para esse resultado.

Referências

Hot brand, A. V., Moss, P. A. H; Pettit, J. E. Fundamentos em Hematologia. 6ª Edição. 2013

https://www.andrologia.com.br/inflamacao-no-sangue-conheca-o-exame-de-vhs/

https://www.tuasaude.com/exame-vhs/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com