TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTIBIOGRAMA

Trabalho acadêmico: ANTIBIOGRAMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário:

Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------4

Objetivo--------------------------------------------------------------------------------------------5

Resultados----------------------------------------------------------------------------------------6

Discussão-----------------------------------------------------------------------------------------7

Bibliografia----------------------------------------------------------------------------------------8

Introdução

Os antibióticos, também chamados de antimicrobianos, são substancias ou drogas utilizadas no controle de infecção por bactérias, tendo cada qual seu uso específico. Devem ser utilizados de forma correta, ou seja, objetivando o controle específico de um determinado microrganismo. O uso correto (escolha do produto, dosagem, tempo de tratamento, etc.) reduz o aparecimento de resistência nos microrganismos.

Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura.

Agar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), é rico em proteínas e carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. É recomendado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o teste de sensibilidade/resistência a antibióticos de bactérias Gram positivas e Gram negativas, aeróbicas ou anaeróbicas facultativas, comumente encontradas em alimentos e espécimes clínicos. O teste é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido. Para saber qual antibiótico é eficaz no tratamento e controle de uma determinada doença/infecção. Visto que existem antibióticos específicos para o controle das diferentes bactérias. A utilização indevida e indiscriminada, além da possibilidade da utilização não ser eficaz, contribui para o aumento na resistência antimicrobiana, favorecem o aparecimento de cepas resistentes de microrganismos, tornando cada vez mais difícil o controle de doenças, além de ser um risco à saúde pública. O uso racional e correto dos antimicrobianos é uma medida inteligente para controle das doenças, redução.

de custos e prevenção da resistência a antimicrobianos.

Objetivo

Verificar a sensibilidade da espécie de bactéria Serratia Marcecens a diferentes tipos de antibióticos com base no teste de antibiograma.

Resultados

Utilizando-se da área estéril em volta do bico de Bunsen aceso, identifica-se a placa de Petri com o nome do autor do experimento, a data e micro-organismo. Em seguida, se pega um swab e o introduz no tubo de ensaio contendo o caldo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com