TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antibiograma

Tese: Antibiograma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Tese  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo

O objetivo do antibiograma é identificar a sensibilidade e/ou resistência de antibióticos, determinando se a bactéria é sensível ou resistente.

Fundamento

A realização do antibiograma e sua interpretação não é uma tarefa fácil, por suas limitações e principalmente pela crescente descoberta de novos mecanismos de resistência, o que exige cada vez mais atualização e treinamento dos profissionais.

A metodologia de Kirby e Bauer para antibiograma é a mais difundida e utilizada até hoje na rotina de análises clínicas, devido a sua praticidade de execução, baixo custo e confiabilidade de seus resultados. Apesar de sua relativa simplicidade de execução, a técnica de Kirby e Bauer exige que as instruções sejam seguidas rigorosamente de forma que os resultados obtidos correspondam à realidade e possam ser comparadoscom as tabelas internacionais.

Materiais utilizados

- Bico de Bunsen

- Alça de platina

- Pinça

- Placa de Petri

- Haste

- Escala MacFarland

- Estufa

- Geladeira

Passo a passo

Foi utilizada uma placa de Petri para fazer a coleta dos microrganismos, contidos em um tubo de ensaio, usando uma haste descartável e passando por toda a placa, em seguida foi deixada para secar durante 2 minutos até a colocação dos antibióticos. Antibiótico 1: Gentamicina (10 ng), antibiótico 2: Cefalotina (30 ng), antibiótico 3: Cloranfenicol (30 ng) e o antibiótico 4: Clindomicina (2 ng). Em seguida foi levada para a estufa durante 24 horas e depois sendo mantida na geladeira.

Resultados

Foi observado a resistência de dois antibióticos, os outros dois houve uma falsa resistência devido não ser utilizada a escala MacFarland. No microscópio 1 foram identificadas bactérias do tipo bacilos isolados, no microscópio 2 bactérias bacilos em globiais e no microscópio 3 bactérias bacilos dispersas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com