TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA INDUSTRIA DE ALIMENTOS

Por:   •  2/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO - ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA INDUSTRIA DE ALIMENTOS

O farmacêutico especialista em alimentos se apresenta como um profissional que oferece grandes contribuições, entendendo a interação entre os alimentos e alimentos - medicamentos, mecanismos de absorção e metabolismo do alimento no homem, possui conhecimentos bioquímicos e biológicos que legitimam o exercício da profissão na indústria de alimentos. Para atuar na industria de alimentos o farmacêutico deve possuir conhecimentos das Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos, essas boas praticas incluem praticas para obtenção de padrões de identidade e qualidade de produto, além das práticas na produção e no controle de qualidade e conhecer os termos utilizados, como por exemplo aditivo alimentar e ter conhecimento de Toxicologia Alimentar, microorganismos patogênicos e deterioradores.

Existem diversas áreas de atuação dentro da industria:

A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

É primordial que responsável assegure a produção de alimentos aptos para consumo humano, evitando o risco de contaminação, gerar as condições necessárias à adequação de toda a infraestrutura requerida pelas BPF para a fabricação de produtos alimentícios, promovendo: colaboradores, instalação, equipamentos, ambiente.

A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO PROCESSO DE EMBALAGEM DOS ALIMENTOS

O farmacêutico responsável pelo processo de embalagem de alimentos deve priorizar a adoção de procedimentos necessários para evitar a ocorrência de contaminação. Ele deve: utilizar material de embalagem apropriado para o produto, seguro e que confira uma proteção adequada contra contaminação; Controlar, preencher, monitorar e avaliar todos os processos de embalagem; Participar das calibrações, qualificações e validações de equipamentos e de processos do setor de embalagem; Seguir e cumprir as POPs.

A ATUAÇAO DO FARMACÊUTICO NO SISTEMA DA GARANTIA DA QUALIDADE DA FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS

No exercício dessa atividade, deve o farmacêutico responsável, encarregado ou envolvido no processo da qualidade de alimentos: assegurar a produção de alimentos aptos para o consumo humano, fornecer instruções para que os alimentos sejam armazenados, distribuídos e manuseados, de forma que a qualidade seja mantida durante todo o período de validade, acompanhar e investigar as reclamações recebidas.

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO–QUÍMICO E MICROBIOLOGICO

O farmacêutico é responsável por elaborar e validar as metodologias analíticas utilizadas, conhecer os ingredientes e matérias-primas utilizados e suas características, ter conhecimento das metodologias utilizadas e das cepas-padrões e monitorar a qualidade microbiológica das áreas de produção e de controle.

Conclui-se que vários profissionais podem atuar na área de alimentos, e o farmacêutico é o único que, cientificamente, conhece as interações entre alimentos e medicamentos, dado o fato de ser detentor de amplo conhecimento sobre Fisiologia, Patologia, Bioquímica, Farmacotécnica, entre outras áreas. Isto faz do farmacêutico um profissional de suma importância na cadeia produtiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com