TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização De APPCC Na Indústria De Alimentos

Monografias: Utilização De APPCC Na Indústria De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

APPCC é a sigla de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, que é uma ferramenta de Gestão da Qualidade que auxilia a fabricação dos produtos alimentícios, desde o momento da aquisição de Matérias-Primas, até a obtenção do produto final devidamente embalado e pronto para o consumo.

Vemos que para a implementação deste sistema nas indústrias, é necessário que haja uma interação entre áreas de grande importância, já que é preciso acreditar que o APPCC não seja somente uma ferramenta de monitoramento dos riscos, mas que atua como agente de prevenção de contaminações microbiológicas, sejam estas de caráter acidental ou mesmo intencionais.

É importante ressaltar que este Sistema não existe por si só, mas com ele temos outras ferramentas de Gerenciamento do Processo Produtivo, que também são importantes indicadores da excelência da Qualidade dos Produtos, Serviços e Tecnologias nas Indústrias.

Para sua implementação, é preciso que os profissionais envolvidos nas etapas do processo sejam treinados e qualificados não somente a identificar riscos e desvios, mas também para atuar como agentes transformadores e em alguns casos como resolvedores dos problemas identificados.

No Brasil existe uma legislação específica relacionada ao APPCC, que deixa claro que todo o embasamento existente para o funcionamento desta ferramenta está nas BPF’s – Boas Práticas de Fabricação, que também são conhecidas como cGMP (termo em inglês de Current Good Manufacturing Pratice).

As etapas que se seguem para a implementação do APPCC, garantem a gestão e o funcionamento do Sistema em sua totalidade, ficando assim a Indústria e seus Produtos e Serviços, acreditados no que se refere ao consumo e Qualidade Assegurada diante de consumidores e Órgãos responsáveis pela fiscalização destas indústrias.

Ainda que sejam notórios os ganhos deste sistema, se faz necessária que sua validação seja acompanhada e garantida pelas Autoridades competentes, quebrando assim barreiras que dificultam a existência do APPCC em todos os âmbitos no cenário alimentício brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com