TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade do farmacêutico em distribuidores e transportadores de medicamentos

Tese: Atividade do farmacêutico em distribuidores e transportadores de medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Atuação do farmacêutico nas distribuidoras e transportadoras de medicamentos, alimentos e cosméticos

Apresentação

È com grande satisfação que o Conselho Regional de Farmácia DE São Paulo (CRF-SP) e a Comissão e Transporte apresentam a segunda edição da cartilha. Tendo como principal objetivo orientar o profissional farmacêutico para atuação nas áreas voltadas à logística de distribuição de produtos farmacêuticos, esta edição foi amplamente atualizada visando contemplar de maneira objetiva áreas especificas como armazenagem alfandegária, armazenagem logística e do comercio atacadista, importação exportação e transporte.

Ao acompanhar o controle de processos em toda cadeia produtiva de produtos farmacêuticos, visando a manutenção da qualidade, integridade e eficácia dos medicamentos, e consequentemente promovendo a saúde à população, o farmacêutico organiza o sistema de qualidade do fluxo de distribuição destes produtos, atua na área regulatória e participa das adequações das estruturas física, operacional e de informação das empresas. É a atividade privativa do farmacêutico a atuação em todas as etapas componentes desse sistema integrado que abrange desde aquisição da matéria-prima até a dispensação do medicamento ao usuário final.

Por ser uma área em plena expansão, a Comissão Assessora de Distribuição e Transporte, desde sua criação em 2001, tem direcionado seu trabalho para realização efetiva de apoio técnico, maior valorização da categoria farmacêutica e maior efetivação da Assistência Farmacêutica, seja no âmbito público ou privado, divulgando essa área de atuação para diversas regiões do país.

Introdução

A atuação do farmacêutico na área de distribuição e transportes foi efetivada apenas no final da década de 90, com a criação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o surgimento de normas sanitárias especificas. Desde então, ocorreram vários avanços nos aspectos sanitários e de regulamentação farmacêutica, devido à necessidade primordial de manutenção de segurança e integridade dos produtos, principalmente por fatores relacionados à sua conservação e segurança. É válido ressaltar ainda que a presença do responsável técnico profissional farmacêutico nas empresas que armazenam e transportam nas áreas de portos, aeroportos, distribuição de insumos farmacêuticos e produtos acabados ficou melhor assistida pelo farmacêutico, promotor da garantia da qualidade do medicamento nestes estabelecimentos.

Para a prática da Assistência Farmacêutica efetiva é necessário empenho por parte de cada profissional envolvido nas etapas da cadeia de distribuição de produtos farmacêuticos- tais como industrias, importadores, armazenadores, distribuidores, transportadores, drogarias, farmácias, hospitais e clinicas- em se fazer cumprir as normas e procedimentos estabelecidos nas questões que envolvem a manutenção da identidade, qualidade, eficácia e segurança dos produtos que são levados ao usuário final.

No caso especifico de insumos farmacêuticos e medicamentos, a terapêutica somente alcançara os efeitos desejados se houver, além da orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com