TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL E NOS TEORES DE SUBSTÂNCIAS FENÓLICAS DAS FOLHA

Por:   •  14/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE FIBRA[pic 1][pic 2]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Nayara Reis[pic 3]

COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL E NOS TEORES DE SUBSTÂNCIAS FENÓLICAS DAS FOLHAS DE Syzygium jambos – Myrtaceae.

Anápolis

Nayara Reis[pic 4]

        

COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL E NOS TEORES DE SUBSTÂNCIAS FENÓLICAS DAS FOLHAS DE Syzygium jambos – Myrtaceae.

Projeto  apresentado à Coordenação da Faculdade Fibra de Anápolis como requisito parcial para obtenção parcial da disciplina ... sob orientação do Prof Esp Alessandro Freitas

Anápolis

SUMÁRIO [pic 5]

1 Introdução----------------------------------------------------------------------------pg 3

  1. Objetivos da pesquisa----------------------------------------------------------pg 3

1.11 Objetivo geral-------------------------------------------------------------------pg 3

1.1.2 Objetivos específicos--------------------------------------------------------pg 3

  1. Justificativa------------------------------------------------------------------------pg 4

2 Revisão de Literatura-------------------------------------------------------------pg 4,5,6e7

3 Método da pesquisa---------------------------------------------------------------pg 7

4 Cronograma-------------------------------------------------------------------------pg 7e8

Referências----------------------------------------------------------------------------pg 9

1 INTRODUÇÃO

Viabilizar composição de substância encontradas nas folhas da Myrtaceae  conhecida como Jambo Amarelo, de origem asiatica de grande prevalencia em zono tropical, onde apresenta composto fenolico, flavonoides,taninos, esse composto e classificado como metabolitos essencia de cadeia de aromatica .  Os Flavonoides  e taninos são submetabolidos, na literatura identificamos como Composto Fenolico . Eles também descrevem uma atividade antioxidante e antimicrobiana do seu extrato hidroetanólico,na proporção de avaliar a influencia de fatores ambientais tais como: sazonalidade, temperatura, precipitação pluviométrica, nutrientes minerais do solo e foliar sobre a composição do óleo essencial e níveis dos compostos fenólicos extraídos das folhas.

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA

  1. Objetivo Geral

A influenciação de clima e agro para cultivo de plantas não nativas brasileiras, mais que há uma adaptação benefica a planta e cultivo de nutrientes das tais.

1.1.2 Objetivos Específicos

Analisar como foi desenvolvido o metódo de cultivo, extração das substâncias em aspectos fitoterapicos devido sua expanção.  Na intenção de identificar as verdadeira planta de consumo pois apresentar indivíduos morfologicamente semelhantes, porém, com componentes químicos diferentes. Logo nos concientizar que novos produtos pode ser cormecializado, e novos avancos de farmáco de fitoterapeutica .

1.2 JUSTIFICATIVA

Plantas medicinais vem sofrendo impulso relativamente grande, de cultivos e extração . Logo vemos que um campos amplo de variaveis tecnicas, na intencao de adaptar desenvolvimento do vegetal em estruturas modificadas , levando a se diversificar após um única especie .

2 REVISÃO DE LITERATURA

Os princípios ativos encontrados nas plantas nem sempre são estáveis e se distribuem de maneira homogênea, podendo se concentrar seletivamente em alguns órgãos como: raízes, rizomas, talos, caules, folhas, sementes ou flores. Os princípios ativos também sofrer variações em seu teor de acordo com fatores como época do ano da coleta, solo e clima onde a planta se desenvolveu (TAIZ; ZEIGER, 2004).

A formação desses metabólitos secundários, dada a partir da biossíntese dos metabólitos primários, foi, durante muito tempo, considerada como produto de excreção do vegetal, com estrutura química e propriedades interessantes. Sabe-se que tais substâncias estão diretamente envolvidas nos mecanismos que permitem a adequação do produtor a seu meio, com funções que variam desde a defesa contra herbívoros e micro-organismo.

O metabolismo secundário dos vegetais possui uma elevada capacidade biossintética, tanto em relação ao número de substâncias produzidas, quanto em relação à diversidade em uma mesma espécie. Por apresentarem atividades biológicas tão interessantes, muitas substâncias são de importância comercial tanto na área farmacêutica quanto nas áreas alimentar agronômica e da perfumaria. Do ponto de vista farmacêutico, devido ao grande número de substâncias farmacologicamente ativas, os metabólitos secundários têm representado fonte promissora de novas moléculas potencialmente úteis ao homem (SANTOS, 2004).

Logo dados as fontes de substancia,  classificando conforme o fator ambiental no caso do cerrado, ele  representa uma fonte de recursos, como de espécies frutíferas, medicinais, ornamentais e fornecedoras de madeira,  demonstrando  seu potêncial econômico .

As espécies dessa família são particularmente ricas em óleos essenciais. Algumas espécies são frutíferas e também medicinais. Suas folhas são largamente utilizadas como antiinflamatórias, cicatrizantes, antissépticas, antidiarreicas, antimicrobianas, hipoglicemiantes, diuréticas e antioxidantes (DONATINI et al., 2009; FERNÁNDEZ et al., 2001; GONDIM et al., 2006; AMARAL et al., 2006; IHA et al., 2008).

A espécie Syzygium jambos - Myrtaceae é uma árvore de origem asiática, nativa da Índia e da Malásia, cultivada em algumas regiões tropicais e bem adaptada ao clima do Brasil. Seus frutos são édulosde agradável aroma, enquanto suas folhas têm uso popular medicinal como digestivo e anti-inflamatório (SLOWING et al., 1996).

Revelaram que na triagem fitoquímica das folhas de S. jambos foi indicada a presença de flavonóides, taninos e óleo volátil. No extrato hidroetanólico, a 70% preparado por percolação, o teor de taninos encontrado foi de 21,9% e no liofilizado foi de 43,3%. O teor de flavonóides nas folhas é de 0,6% e no extrato, 1,2%. Dois glicosídeos flavonoídicos foram isolados das folhas, miricetina e quercetina 3-O-β-D-xilopiranosil (1-2) α-L-ramnopiranosídeos, os quais apresentaram atividade anti-inflamatória mais significativa do que os fármacos fenilbutazona e indometacina, quando empregados em edema de pata de camundongos (SLOWING et al., 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com