TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

Por:   •  17/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

PIAP 8

TOXICOLOGIA – CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA

BELÉM/PA

2017

INTRODUÇÃO

        A toxicologia é uma ciência voltada para o estudo dos efeitos de substâncias químicas nos organismos. Utiliza ainda, conhecimentos e métodos científicos. Dentre outras áreas de conhecimento, abrange a química analítica que é a base das análises toxicológicas.

 As análises toxicológicas visam identificar substâncias tóxicas nas principais matrizes biológicas como sangue, urina, cabelo, saliva. Também analisa a toxicologia em determinadas áreas do meio ambiente (água, ar, solo). Antes de qualquer análise toxicológica é preciso que se faça uma análise quantitativa e qualitativa do analito que será investigado, uma vez que para cada tipo de analito existem técnicas, propriedades físico-químicas que se não conhecidas, podem levar maior tempo para realização da análise o que pode acarretar em perda das propriedades da amostra.

Nas aulas práticas de análises toxicológicas foram realizados diversos testes, dentre eles o CCD (Cromatografia em Camada Delgada), que consiste em um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura. Essa técnica se destaca devido à sua facilidade em efetuar a separação, identificação e quantificação das espécies químicas, por si mesma ou em conjunto com outras técnicas instrumentais de análise.

A cromatografia é realizada através da distribuição de componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, os componentes da mistura são distribuídos entre as duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionária, resultando em migrações diferenciais destes componentes, ou seja, os componentes da amostra têm diferentes velocidades ao passarem pela fase estacionária.

        A cromatografia em camada delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura sólido-líquido onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada de adsorvente retido em uma superfície plana (fase estacionária – sólida). O processo de separação está fundamentado, principalmente no fenômeno de adsorção.

- CCD (CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA)

        Apesar da disponibilidade de métodos analíticos modernos de elevada sensibilidade e especificidade, a maior parte dos laboratórios de toxicologia analítica ainda utilizam métodos clássicos, como a cromatografia em camada delgada (CCD), para identificação de substâncias de interesse toxicológico em amostras biológicas. Esta é uma técnica popular para identificação de substâncias em toxicologia analítica devido à sua velocidade, confiabilidade e baixo custo.

Além de permitir a separação dos compostos, através da variação tanto da fase estacionária quanto da fase móvel, a facilidade de aplicação de diferentes reagentes cromogênicos proporciona a obtenção de dados adicionais. Na aula do PIAP VIII, a CCD foi utilizada o diagnóstico da intoxicação por benzodiazepínicos em humanos. A amostra biológica utilizada foi urina. O resultado já tinha sido positivo na espectrofotometria, porém em concentração baixas, portanto o resultado precisava ser confirmado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com