TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE UTILIZANDO UM VISCOSÍMETRO DE OSTWALD

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.718 Palavras (7 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CCBS

Componente curricular: Físico-Química Experimental

Prof.ª

Curso: Farmácia, 5º período

Aluno:

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE UTILIZANDO UM VISCOSÍMETRO DE OSTWALD

                                                  Campina Grande -




INTRODUÇÃO:

        Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez. O conhecimento e o controle da viscosidade constituem uma das principais preocupações das indústrias de óleos, vernizes e tintas, que para isso empregam diversos instrumentos de medida de grande precisão.

        A viscosidade de um fluido pode ser determinada por vários métodos: através da resistência de líquidos ao escoamento, tempo de vazão de um líquido através de um capilar (viscosímetro de Oswald); da medida do tempo de queda de uma esfera através de um líquido (Höppler); medindo a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na amostra (reômetro de Brookfield). O método utilizado neste experimento foi o “Viscosímetro de Ostwald”, que é um viscosímetro capilar, onde a viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do líquido atravpes de um capilar de vidro. É medido o tempo de escoamento entre duas marcas feitas no viscosímetro.

        O viscosímetro de Ostwald consiste num tubo em forma de “U”. Um dos braços tem na sua parte baixa um diâmetro interno muito reduzido, a chamada zona capilar. Por causa disto há um bulbo, assim como no outro braço há outro semelhante, mas localizado mais abaixo. Para usá-lo é preciso succionar o líquido para o bulbo para cima e depois deixá-lo fluir novamente para baixo pelo efeito da gravidade. Ele contém duas marcas acima e abaixo do bulbo superior que delimitam um volume conhecido. O tempo que leva o líquido entre a primeira e a segunda marca é proporcional à viscosidade cinética.

        Quanto mais viscosa a massa, mais difícil de fluir e maior o seu coeficiente de viscosidade. Quanto maior a medida dessa propriedade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.

A equação majoritária do coeficiente de viscosidade é conhecida como a Equação de Poiseuille. Está equação leva em consideração o movimento de um fluido dentro de um tubo.

[pic 2]

Onde P é a pressão hidrostática sobre o líquido, V é o volume do líquido que flui em t segundos através do capilar de raio r e de comprimento L. No Sistema Internacional de Unidades (S.I), a unidade de viscosidade é pascal segundo [Pa.s]. Entretanto, essa unidade é pouco utilizada no cotidiano e adota-se a unidade poise [P] – nome em homenagem ao fisiologista francês Jean Louis Poiseuille (1799 – 1869). Um pascal segundo [Pa.s] corresponde a dez poise [P]. Existem dois tipos de viscosidade: viscosidade dinâmica e viscosidade cinemática.

A viscosidade dinâmica é dada em termos de força requerida para mover uma unidade de área a uma unidade de distância. A unidade mais utilizada é o Poise, g/(cm.s). Já a viscosidade cinemática é a viscosidade dinâmica dividida pela densidade do fluido. No S.I, a unidade é m²/s, mas usualmente é medida em centiStokes, cSt. O Stokes é cm²/s.

  1. OBJETIVO:

Experimento que objetivou Determinar o coeficiente de viscosidade de algumas substâncias (água destilada, álcool, acetona) através do viscosímetro de Ostwald.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Substancias usada:

  • Água destilada
  • Soluções etanólicas e de sacarose nas concentrações de 10, 20, 30 e 40%.
  • Álcool etílico e acetona

Materiais usados: 

- Viscosímetro de Ostwald
- Pipetas de 10mL
- Beckers de 50mL
- Termômetro
- Cronômetros (3)
- Balança analítica
- Balão volumétrico de 100mL
- Luvas de PVC
- Óculos de segurança

MÉTODO:

Viscosímetro  de Ostwald, que permite uma determinação simples do coeficiente de viscosidade a partir de uma substância padrão. Neste caso as medidas de viscosidade são feitas por comparação entre o tempo na vazão do fluído de viscosidade conhecida, geralmente água, e o de um fluído de viscosidade desconhecida.

  1. PROCEDIMENTO:

        Ao início do experimento, todos os materiais foram colocados na bancada de forma organizada, e os cronômetros, distribuídos entre três alunos.

        Sendo assim, o viscosímetro foi lavado com água destilada e em seguida colocado em seu suporte, com cuidado para ficar na posição vertical. A temperatura inicial do ambiente registrada foi de 25ºC. Com auxílio de uma pipeta, 10 ml de água destilada foram pipetados no viscosímetro; em seguida, a água foi “puxada” com o auxílio de um pipetador através da abertura externa do viscosímetro até atingir a marca “x”. Esperamos então o líquido escoar da marca “x” para “y”, e este tempo foi medido. Este procedimento foi repetido três vezes para cada solução. Ao final do experimento, mediu-se novamente a temperatura, acusando também 25ºC.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Temperatura ambiente inicial: 28 ºC  29°C

Temperatura ambiente final: 28 ºC  30°C

Temperatura ambiente média = 29 ºC

  1. APLICAÇÃO DOS RESULTADOS

        

5.1 - Citar alguns métodos para medir a viscosidade e dizer qual o método empregado na experiência. Explique porque usou 10 ml em todas as determinações.

Métodos: através da resistência de líquidos ao escoamento, tempo de vazão de um líquido através de um capilar (viscosímetro de Oswald, empregado neste experimento); da medida do tempo de queda de uma esfera através de um líquido (Höppler); medindo a resistência ao movimento de rotação de eixos metálicos quando imersos na amostra (reômetro de Brookfield).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (333.2 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com