TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тermos para medir a resistência de um elemento de circuito ao qual uma diferença de potencial DC é aplicada a um coeficiente que determina o valor atual

Artigo: Тermos para medir a resistência de um elemento de circuito ao qual uma diferença de potencial DC é aplicada a um coeficiente que determina o valor atual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Artigo  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Neste trabalho foram abordado termos para se medir a resistência de um elemento de circuito ao qual se aplica uma diferença de potencial em corrente continua, ao fator determinante do valor da corrente. Verificando a curva a característica de dispositivos ôhmicos e não ôhmicos.

Introdução

A lei de Ohm afirma que a corrente através de um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a ele. Um dispositivo condutor obedece à lei de Ohm quando a resistência dele independe da intensidade e da polaridade da diferença de potencial aplicada, ou seja, permanece constante.

Para esses elementos, chamados de elementos ôhmicos, pode-se dizer que a corrente é proporcional à tensão aplicada a seus terminais, tornando a corrente pelo material, proporcional ao campo elétrico aplicado:

Em muito dispositivo isso não se aplica. Estes não obedecem à lei de Ohm, sendo chamados de bipolos não ôhmicos. Nestes dispositivos, sua resistividade varia em função do campo elétrico aplicado, não estabelecendo assim uma relação linear entre a tensão e a corrente no elemento. A expressão continua válida, mas para cada valor de V e de I haverá um valor diferente para R.

Este trabalho tem como objetivo observar o comportamento de elementos ôhmicos e não ôhmicos em um circuito elétrico.

Metodologia

Materiais

• 1 Resistor de 100

• 1 Fonte de tensão variável

• 2 Multímetros

• Cabos

• Lâmpada incandescente de 6V

• Placa para montagem de circuitos

• Diodo semicondutor

Métodos

O principal objetivo da prática e observar o comportamento de diferentes dispositivos, onde são divididos em três partes, sendo que em cada parte e analisado um dispositivo diferente: Resistor, diodo semicondutor, lâmpada incandescente.

De inicio, monte um circuito e varie a tensão de 0,2 em 0,2 volts, partindo de 0 e chegando a um valor máximo de 1,4V, em seguida anote os valores da tensão de da corrente obtidos. Com estes valores calcule a resistência em ohms.

No próximo passo, monte um circuito, mas substitua o resistor por um diodo semicondutor ( Favor zerar a tensão ), a principal função do diodo e permitir que a passagem da corrente passe apenas em um sentido. Com o circuito montado, varie a tensão de 0,2 em 0,2 volts, partindo do 0 e chegando num valor máximo de 1,4V. Anote os valores da tensão e da corrente e calcule sua resistência em ohms.

Para finalizar, monte um circuito onde você substituirá o diodo por uma lâmpada fluorescente, varie a tensão de 0,2 em 0,2 volts, partindo do 0 e chegando no máximo de 1,4V. Anote os valores da tensão e da corrente e calcule sua resistência em ohms.

Análise de Dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com